Topo

Saque e Voleio

Federer dá troco em Nadal na grama de Wimbledon e vai à final contra Djokovic

Alexandre Cossenza

12/07/2019 15h42

Em Roland Garros, há pouco mais de um mês, Rafael Nadal bateu Roger Federer para avançar à final e, dois dias depois, conquistar o título do slam parisiense. Nesta sexta-feira, em Londres, a história foi diferente. Na Quadra Central de Wimbledon, na grama, foi a vez de o suíço jogar "em casa" e devolver a derrota sofrida na terra batida. Após fazer um tie-break quase perfeito no primeiro set, ganhar ralis dramáticos no terceiro e fazer um quarto set implacável, Federer superou o rival por 7/6(3), 1/6, 6/3 e 6/4, conquistando seu lugar em mais uma final no slam britânico.

Octocampeão do torneio, Roger terá como rival na sua 12ª final de Wimbledon o sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, tetracampeão do evento e favorito ao título nas casas de apostas. Os dois já fizeram duas decisões no All England Club, e Nole venceu ambas (2014 e 2015). No retrospecto geral, Djokovic lidera a rivalidade, somando 25 triunfos contra 22 do suíço. A decisão será no domingo, com transmissão ao vivo do SporTV.

Recorde de aces e tie-break para Federer

O primeiro set foi dominado pelos saques. Ambos confirmaram todos seus games de serviço, e o único break point foi conquistado por Federer, que desperdiçou a chance ao mandar uma esquerda na rede em um rali de 21 bolas – o mais longo da parcial – no oitavo game. Durante o set, o suíço também quebrou o recorde de aces do torneio, chegando a 1.398 saques vencedores na carreira. A marca anterior era de Goran Ivanisevic, com 1.397. A decisão veio no tie-break, e finalmente as devoluções começaram a entrar. Nadal teve a a vantagem por duas vezes, mas no fim foram as devoluções de backhand que colocaram Federer em vantagem nos pontos. Com duas direitas vencedoras, o suíço anotou mais dois mini-breaks e fez 7/6(3).

Nadal melhor nos ralis

O segundo set foi quase todo de Nadal. Federer, que encaixou 74% dos primeiros serviços na parcial anterior, deixou esse número cair para 59%, e o espanhol aproveitou para forçar os ralis. O suíço ainda salvou dois break points no segundo game, graças a boas subidas à rede, mas cometeu três erros no quarto game para ceder o saque. Nadal também forçou falhas do rival no sexto game para anotar outra quebra e fazer 5/1. Aproveitando o embalo, sacou com perfeição e, de zero, confirmou para fechar em 6/1.

Federer mais firme outra vez

O momento ruim de Federer acabou junto com o segundo set. Quando o terceiro set começou, o suíço voltou a sacar melhor e errar menos do fundo de quadra, vencendo todos os pontos importantes. Primeiro encaixou winners de direita e esquerda para depois, com um voleio, quebrar o saque de Nadal no quarto game, abrindo 3/1 (veja o lance no tweet abaixo). Em seguida, Roger salvou três break points e confirmou após uma sequência que incluiu um rali de 23 bolas e outro de 25 – ambos vencidos pelo suíço. Depois disso, Nadal não ameaçou mais, e o suíço confirmou para fazer 6/3.

Drama no fim

Quando o quarto set começou, o primeiro serviço de Rafa desapareceu, e Federer não perdoou. Levou o primeiro game a 30/30 e não conseguiu a quebra, mas encaixou uma ótima devolução funda quando o espanhol sacava em 1/2 e 30/40. O bom retorno do suíço forçou mais um erro de Nadal, que perdeu o saque e viu o adversário abrir 3/1 na sequência. Até ali, Nadal tinha apenas 25% de aproveitamento de primeiro serviço na parcial. Com a vantagem, Roger foi implacável, sem dar chances em seu saque. Nadal ainda salvou dois match points com ótimos saques no nono game e teve uma chance quando o suíço sacava para o jogo. Ao errar um smash, o suíço cedeu um break point, mas contou com um erro de backhand do espanhol para se salvar. Rafa ainda venceu outro rali dramático e encaixou um backhand indefensável para salvar o terceiro e o quarto match points. Dois pontos depois, o suíço fechou a conta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Torne-se um apoiador do blog e tenha acesso a conteúdo exclusivo (posts, podcasts e newsletters semanais) e promoções imperdíveis.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.