Topo

Saque e Voleio

Nadal despacha japonês e marca duelo apimentado com Kyrgios na segunda rodada em Wimbledon

Alexandre Cossenza

02/07/2019 14h31

Treino é treino, jogo é jogo. Em sua preparação para Wimbledon, Rafael Nadal disputou apenas dois amistosos e perdeu ambos – para Lucas Pouille e Marin Cilic. Contudo, em sua estreia no All England Club, o atual número 2 do mundo mostrou um belo tênis, bem adaptado à grama, e deu um bom primeiro passo ao derrotar o qualifier japonês Yuichi Sugita por 6/3, 6/1 e 6/3.

Semifinalista de Wimbledon no ano passado e cabeça de chave 3 em 2019, Nadal avança para enfrentar o australiano Nick Kyrgios, que também estreou nesta terça-feira e venceu o compatriota Jordan Thompson em cinco sets: 7/6(4), 3/6, 7/6(10), 0/6 e 6/1.

Há muita expectativa para Nadal x Kyrgios desde o sorteio da chave, já que os ânimos entre espanhol e australiano andam quentes nesta temporada. No ATP de Acapulco, Nick bateu Rafa de virada após falar que estava se sentindo mal e só não abandonaria por causa do público. O espanhol não gostou nada da atitude do rival e disse que ele não respeita o esporte. Toni, tio e ex-técnico da Rafa, também disse que Kyrgios é mal educado.

Em maio, durante o ATP de Roma, o australiano deu uma entrevista afirmando que Nadal é seu pólo oposto e que é muito esquentado. "Quando ele ganha, tudo bem. Ele não fala nada de ruim, dá crédito ao adversário e diz que o cara competiu bem, mas assim que eu ganhei dele, foi 'Ele não tem respeito por mim e meus fãs, não respeita o jogo.'"

O relato

Durante cerca de cinco minutos, Rafael Nadal deu motivos para que o mundo do tênis imaginasse se haveria uma grande zebra na Quadra 1 de Wimbledon. Logo no primeiro ponto, um escorregão (vide tweet acima) assustou. Depois, enquanto Nadal se habituava ao piso, o japonês Yuichi Sugita, número 274 do mundo e vindo do qualifying, venceu os dois primeiros games. Seria possível nova derrota de Rafa na estreia em Londres, como aconteceu em 2013?

Pois o campeão de Roland Garros deu a resposta rapidinho: quebrou o saque de Sugita, empatou em 2/2 e, aos poucos, foi impondo seu jogo do fundo de quadra e mostrando que já está bem adaptado à grama. Nadal venceu o primeiro set por 6/3 e logo abriu 2/0 na segunda parcial. O espanhol usou bem seu saque aberto, contra-atacou com eficiência, usou curtinhas e, quando teve a chance, subiu à rede e mostrou mais de sua habilidade para volear.

Sugita, sem um saque dominante nem golpes para desequilibrar Nadal constantemente, ficou à mercê da atuação do favorito, e como o espanhol manteve um nível sólido até o fim do jogo, a dinâmica da partida não mudou. Rafa fechou o segundo set por 6/1 e só voltou a encontrar resistência na terceira parcial, quando Sugita conseguiu vencer mais de 80% com o primeiro serviço. Em um longo oitavo game, porém, uma direita longa do japonês deu a quebra decisiva a Nadal, que sacou em seguida e fechou a conta.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.