Topo

Após começo complicado, Federer deslancha e se torna primeiro a vencer 350 jogos em slams

Alexandre Cossenza

06/07/2019 14h06

O primeiro set foi complicado, e Roger Federer teve de salvar dois break points antes de finalmente quebrar o saque de Lucas Pouille, #28 do mundo. Depois disso, o suíço tomou as rédeas do jogo e não vacilou mais até registrar a vitória por 7/5, 6/2 e 7/6(4) e carimbar sua vaga nas oitavas de final de Wimbledon.

Com o triunfo deste sábado, Federer se tornou o primeiro tenista da história a somar 350 vitórias em torneios do Grand Slam (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open). O suíço, aos 37 anos, é também o homem com mais vitórias na temporada 2019. Ele já venceu 35 partidas e empata na liderança com Rafael Nadal. Os dois deixaram para trás o grego Stefanos Tsitsipas (34) durante o slam britânico.

O próximo obstáculo de Federer em Wimbledon será o italiano Matteo Berrettini, cabeça de chave 17, que superou o argentino Diego Schwartzman, cabeça 24, em cinco sets: 6/7(5), 7/6(2), 4/6, 7/6(5) e 6/3. O italiano vem com ótimos resultados na temporada de grama, já que foi campeão do ATP 250 de Stuttgart e semifinalista no ATP 500 de Halle. O suíço, no entanto, segue como favorito absoluto para alcançar pelo menos as semifinais.

O relato

O primeiro set foi equilibrado, com os dois sacadores prevalecendo e poucas chances para os devolvedores. Pouille foi o primeiro a conquistar um break point, que veio após duas esquerdas erradas do suíço. O francês teve a chance de fazer uma passada e conseguir a quebra, mas deu uma madeirada e perdeu a oportunidade. Pouile também teve um break point no 11º game, mas o #3 do mundo foi agressivo e se salvou com um smash. O azarão acabou pagando o preço pelas chances desperdiçadas. No 12º game, após um erro não forçado, deu dois set points do suíço. No segundo, jogou uma direita para fora e perdeu a parcial por 7/5.

Se o começo foi complicado, Federer tratou de descomplicar o jogo a partir do segundo set. Após a quebra de saque no fim da primeira parcial, o suíço passou a dominar no saque e nas devoluções, enquanto Pouille não mantinha o nível de antes. Logo, o favorito abriu 4/0, vantagem grande demais para uma reação de Pouille, que chegou a devolver uma das quebras, mas não conseguiu igualar o placar e perdeu seu serviço de novo no oitavo game.

O terceiro set foi o mais equilibrado, mas Pouille não conseguiu novas chances de quebrar o saque de Federer, que tinha mais de 70% de aproveitamento de primeiro serviço. No 12º, foi Roger quem teve o primeiro break point – e também match point – mas o francês se salvou com um ace. A decisão só veio no tie-break, e o suíço disparou na frente ao conquistar um mini-break logo no segundo ponto. Depois disso, confirmou todos seus saques e comemorou quando Pouille jogou uma bola na rede no último match point.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Torne-se um apoiador do blog e tenha acesso a conteúdo exclusivo (posts, podcasts e newsletters semanais) e promoções imperdíveis.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após começo complicado, Federer deslancha e se torna primeiro a vencer 350 jogos em slams - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.


Saque e Voleio