Topo

Federer, Roterdã e a busca pelo número 1

Alexandre Cossenza

12/02/2018 06h00

A sétima semana de torneios da ATP começa nesta segunda-feira, com três eventos, mas todas quase atenções em um lugar só: Roterdã. É lá que Roger Federer, depois de receber um convite de última hora, pode voltar ao topo do ranking depois de mais de cinco anos.

Com 36 anos, o suíço será o mais velho número 1 da história do tênis masculino, tomando para si a marca que ainda é de Andre Agassi. O americano liderou o ranking com 33 anos e 131 dias de vida. Isso, é claro, se Federer conseguir os pontos que precisa esta semana. Mas afinal, qual é essa matemática? Eu explico nas próximas linhas.

What a pleasure to watch 📸📹🎥! Legendary @rogerfederer 🇨🇭 returns to the centre court of the ABN Amro World Tennis Tournament. #abnamrowtt pic.twitter.com/GCgnWBJ5DW

— ABN AMRO WTT (@abnamrowtt) February 11, 2018

Rafael Nadal, o atual #1, tem 9.760 pontos, enquanto Federer acumula 9.605. São apenas 155 pontos de diferença, e Roterdã coloca 500 pontos na mesa. Como nenhum dos dois tenistas defende nada esta semana, o suíço precisa alcançar as semifinais. Isso lhe daria 180 pontos e o topo. Simples, não?

E se a matemática é descomplicada, o sorteio da chave não foi nada ruim para o atual campeão de Wimbledon e do Australian Open. Federer vai estrear contra o qualifier Ruben Bemelmans na quarta-feira e, se vencer, encontrará na segunda rodada Philipp Kohlschreiber ou Karen Khachanov. Por fim, nas quartas de final, o adversário de Federer sairá do grupo que tem Stan Wawrinka, Tallon Griekspoor, Thiemo de Bakker e Robin Haase.

Considerando que, em condições normais, o único adversário realmente perigoso seria Wawrinka e que ele vem se recuperando de uma lesão e, na última semana, perdeu a semifinal de Sofia para o bósnio Mirza Basic (#129), parece mais do que justo colocar Federer como mais do que favorito para voltar ao topo do ranking nesta semana.

Coisas que eu acho que acho:

– O diretor do torneio de Roterdã, Richard Krajicek, disse que o empresário de Federer, Tony Godsick, entrou em contato logo depois do título no Australian Open. Ou seja, quando ficou clara a chance de Federer se tornar número 1 antes de precisar defender os títulos de Indian Wells e Miami.

– Isso tudo só ajuda a confirmar o que sempre escrevo: quando algum nome grande do tênis diz "não estou preocupado com o ranking" ou "o número 1 não é o objetivo", é importante consumir essa informação com ressalvas. É óbvio que Federer e Nadal (e Djokovic e Murray, etc…) querem ser o número 1.

– Do mesmo jeito que Federer inclui Roterdã em seu calendário com esse objetivo, Nadal jogou o Masters de Paris do ano passado sem estar em condições físicas ideais apenas para assegurar a liderança antes do ATP Finals. Ele sabia do risco que seria colocar a posição em jogo em Londres.

– No fundo, no fundo, o que eles querem dizer com esse tipo de declaração é que não farão loucuras pelo número 1. Mas não tem nada de louco encaixar um ATP 500 no calendário três semanas depois de ganhar um slam que nem exigiu fisicamente tanto assim do suíço…

– O torneio será exibido no Brasil pelo BandSports. O canal finalmente comprou o pacote dos ATPs 500, que estavam sem transmissão no país.

– Mesmo que não consiga os pontos para ser #1 nesta semana, Federer pode voltar para casa e chegar ao topo daqui a 20 dias, já que Nadal tem que defender 300 pontos no ATP 500 de Acapulco. Mas pra quê deixar seu destino nas mãos de outro, né?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Federer, Roterdã e a busca pelo número 1 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.


Saque e Voleio