Topo

Mais curtinhas cariocas

Alexandre Cossenza

16/02/2015 08h21

O domingo de Carnaval marcou o segundo dia do quali no Rio Open. Com céu nublado, mas ainda com muito calor, o torneio definiu suas chaves e já tem quase todos tenistas treinando nas quadras do Jockey Club carioca. Enquanto preparo umas entrevistas legais para o decorrer da semana, deixo aqui algumas notas curtinhas sobre o que aconteceu de interessante neste domingo.

– Fabiano de Paula esteve perto de protagonizar o melhor momento do domingo no Jockey Club. Número 281 do mundo, o carioca-nascido-na-Rocinha (parece impossível ler o nome de Fabiano sem uma menção à favela) venceu o primeiro set e esteve a dois pontos (duas vezes) de alcançar a chave principal. No segundo set, sacou para o jogo e foi quebrado. Então foi ao banheiro, passou lá uns bons dez minutos e voltou com a cara de quem não aguentaria mais cinco minutos jogando no calor absurdo do verão carioca. Mas resistiu até o fim e até quebrou o serviço do italiano Marco Cecchinato, que sacou em 6/5. No tie-break do terceiro set, Fabiano teve 5/4, mas Cecchinato ganhou os dois pontos em seu saque e converteu o primeiro match point: 4/6, 7/6(2), 7/6(5).

– Christian Lindell, um dos dois brasileiros na segunda rodada do qualifying do Rio Open, não estava nada satisfeito com seu tênis na partida contra Facundo Arguello (que venceu por 6/1 e 6/3). Logo depois de ter o serviço quebrado no segundo set, o sueco-carioca-criado-na-Barra-da-Tijuca não parava de dizer para si mesmo frases como "não mereço estar aqui jogando assim" ou "deveria estar jogando future". Mesmo quando Arguello jogou um game ruim e lhe deu dois break points. Lindell não conseguiu aproveitar as chances de quebra e acabou eliminado.

– Com o fim do Brasil Open, em São Paulo, o Jockey Club Brasileiro vai ganhando mais caras conhecidas. O italiano Fabio Fognini chegou desfilando simpatia – é sério. À vontade nas instalações do torneio, posou para fotos e deu autógrafos de montão aos sócios do clube (que têm acesso privilegiado e circulam livremente pela área interna do torneio, onde jogadores e jornalistas também caminham).

– Quem também chegou foi Marcelo Melo, depois de pagar R$ 700 na passagem aérea São Paulo-Rio só de ida. Enquanto Bruno Soares e Alexander Peya batiam bola na quadra 1, o Girafa fazia seu primeiro treino na Cidade Maravilhosa com muito vento e ameaça de chuva (que caiu muito forte pouco depois). Sacou, voleou e fez suas costumeiras brincadeiras com o irmão e técnico Daniel Melo.

– Aconteceu no hotel de Rafael Nadal no Rio de Janeiro. Um comentarista de TV estava no saguão quando o ex-número 1 do mundo passou por lá e foi logo assediado por pessoas que pediam fotos. O último desses fãs estava bem ao lado do comentarista. Logo após o clique, Nadal virou-se para o atento (e muito próximo) comentarista e, antes de ir embora perguntou: "foto?" O profissional de TV respondeu sem pensar: "No, gracias."

– Nadal, aliás, não estava nada satisfeito com seu tênis no treino da manhã, com Tommy Robredo. O cabeça de chave 1 resmungou, esbravejou e, na saída tumultuada, ainda viu uma senhora de 53 anos cair no chão e se machucar. João Victor Araripe estava por perto e relatou o incidente, junto com a simpática reação do tenista.

– O eneacampeão (nove vezes) de Roland Garros estava alegre mesmo na Sapucaí, onde desfilou na Viradouro ao lado de David Ferrer e Gustavo Kuerten. O diretor do torneio, Lui Carvalho, também caiu na folia. Colocar dois tenistas sisudões no Carnaval carioca foi uma inteligente ação da organização do torneio.

– Os melhores e mais interessantes jogos de primeira rodada ficaram quase todos para terça-feira (ou quarta?). Nadal x Bellucci, Teliana x Errani, Almagro x Cuevas, Feijão x Arguello, Giraldo x Mónaco… Nenhum desses será no primeiro dia do Rio Open. Nesta segunda, os destaques da programação ficam por conta de Robredo x Ymer e De Bakker x Clezar. São as duas partidas da rodada noturna. De dia, nas quadras menores, vale conferir as duplas. Tem Almagro/Fognini x Barlocq/Mayer na Quadra 1, que também recebe Sá/Feijão x Máximo González/Mónaco. A quadra 3 também tem De Paula/Demoliner x Klizan/Oswald. A programação está aqui.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mais curtinhas cariocas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.


Saque e Voleio