Topo

Saque e Voleio

Podcast Saque e Voleio: S01E35

Alexandre Cossenza

17/10/2019 12h10

O 35º episódio do podcast Saque e Voleio, no ar para vocês, apoiadores do blog, traz uma análise sobre os motivos do fim do Brasil Open, que deve ser substituído por um ATP 250 em Santiago já no ano que vem. Falo da história do torneio, dos dias de sucesso, da perda de relevância ainda na Costa do Sauípe, da corajosa e ótima mudança para São Paulo e do desastre de 2013, que marcou o começo do fim do mais tradicional ATP brasileiro. Aproveito e encaixo a notícia no meio de um cenário tenebroso para o tênis brasileiro, com tenistas suspensos por doping e manipulação de resultados, um Centro Olímpico inutilizado, uma Confederação sem patrocínio máster e um calendário com pouquíssimos torneios profissionais.

Na segunda parte do podcast, publico a íntegra da entrevista que fiz com Marcelo Zormann em Campinas. Um ano depois de seu diagnóstico de depressão, o jovem paulista fala sobre como lidou – e ainda lida – com a questão e sua relação atual com o tênis. O papo, felizmente, não é só sobre isso. Falamos também sobre o atual trabalho de Zormann, que produz conteúdo em torneios do Instituto Sports. O papo nos levou a avaliar como o tênis é apresentado aos fãs e o que poderia ser feito para abraçar um número maior de pessoas – Zormann deu um ótimo exemplo citando os eSports – em vez da velha preocupação com a duração das partidas.

Quem já apoia o Saque e Voleio pode acessar o link para o episódio lá no Mural do Apoia.se. Quem mais quiser curtir o podcast pode aproveitar a ocasião para começar a apoiar o blog (com R$ 15 mensais, você tem direito a conteúdo exclusivo e newsletter semanal, além de brindes e promoções). Basta visitar o Apoia.se, conhecer melhor o programa de financiamento coletivo recorrente do Saque e Voleio e fazer sua contribuição.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.