Topo

Saque e Voleio

ATP suspende árbitro que incentivou tenista português e falou que boleira era "muito sexy"

Alexandre Cossenza

30/09/2019 18h12

A ATP anunciou nesta segunda-feira a suspensão do árbitro de cadeira Gianluca Moscarella, um dos mais conhecidos e conceituados do planeta. O oficial italiano foi gravado pelos microfones do torneio Challenger de Florença, no último fim de semana, dando conselhos ao tenista Pedro Souza e dirigindo-se a uma boleira falando sobre sexualidade.

"Sabemos de um número de incidentes envolvendo o árbitro de cadeira Gianluca Moscarella durante uma partida entre Pedro Sousa e Enrico Dalla Valle, no evento ATP Challenger de Florença, na última semana. Moscarella foi imediatamente dispensado do torneio quando a questão veio à luz, e uma investigação completa foi iniciada. Enquanto isso, Moscarella está suspenso provisoriamente de suas funções como oficial contratado pela ATP até o resultado da investigação", diz o comunicado da entidade.

A conversa polêmica, que vai de encontro às orientações dadas pela entidade a seus árbitros, aconteceu com o português Pedro Sousa (veja no vídeo acima) no intervalo entre o primeiro e o segundo sets. É possível ouvir Moscarella dando conselhos ao atleta português, pedindo concentração e afirmando que Sousa deveria estar vencendo a partida com facilidade. A conversa tem trechos em italiano e espanhol.

O diálogo com a boleira acontece pouco depois do reinício da partida. Moscarella diz frases como "Você é fantástica", "muito sexy", "Está quente. Você está quente? Fisicamente ou emocionalmente?"

Outros casos

O episódio com Moscarella não foi o único caso recente de punições a árbitros no circuito mundial. O oficial argentino Damian Steiner, que arbitrou a final de Wimbledon entre Roger Federer e Novak Djokovic, foi demitido da ATP há pouco por conceder uma série de entrevistas a veículos de imprensa argentinos sem pedir autorização a seus superiores.

Ano passado, durante o US Open, o árbitro sueco Mohamed Lahyani desceu da cadeira para conversar com o australiano Nick Kyrgios, que se mostrava desconcentrado. Após o papo, Kyrgios venceu a partida, e o vídeo fez a organização do torneio evitar a escalação do sueco para jogos importantes. Lembre no vídeo acima.

Rigidez desde sempre

ATP, WTA e ITF estabelecem regras bastante rígidas para o comportamento de seus árbitros, que não podem fazer refeições ao lado de tenistas, não podem conceder entrevistas sem autorização de um supervisor e, de modo algum, têm liberdade para instruir atletas sobre como jogar.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.