Topo
Saque e Voleio

Saque e Voleio

Podcast Saque e Voleio: S01E32

Alexandre Cossenza

11/09/2019 04h00

O 32º episódio do podcast Saque e Voleio, no ar para os apoiadores do blog, traz uma análise das finais do US Open e dos títulos de Bianca Andreescu e Rafael Nadal. Sobre a canadense de 19 anos, analiso como ela entrou em quadra com o plano de jogo perfeito e executou brilhantemente o que tinha em mente pela maior parte do jogo. Também destaco como Serena Williams decepcionou em sua atuação e volto a comentar os objetivos e o peso mental de sua busca para quebrar o recorde de slams em simples de Margaret Court.

No que diz respeito a Rafa Nadal, ressalto como ele entrou em quadra preparado para incomodar Daniil Medvedev e destaco os méritos de sua variação e de seus recursos. Falo de como o espanhol mostrou força mental e física e dou meus porquês pelos quais, aos 33 anos, ele continua não só competindo em alto nível, mas brigando e conquistando slams. Sobre o russo, comento seu estilo incomum e sua rara velocidade para alguém de 1,98m, e como esse pacote "diferente" tirou adversários de sua zona de conforto com frequência durante a temporada norte-americana de quadras duras.

Para terminar, volto a abordar o uso do shot clock – relógio que faz a contagem regressiva dos 25 segundos até o início de um ponto – e como uma punição após 4h35min de jogo quase mudou a história da final masculina. Comparo a decisão do US Open com a de Wimbledon e mostro, matematicamente, que a redução da duração das partidas provocada pelo shot clock é insignificante.

Quem já apoia o Saque e Voleio pode acessar o link para o episódio lá no Mural do Apoia.se. Quem mais quiser curtir o podcast pode aproveitar a ocasião para começar a apoiar o blog (com R$ 15 mensais, você tem direito a conteúdo exclusivo e newsletter semanal, além de brindes e promoções). Basta visitar o Apoia.se, conhecer melhor o programa de financiamento coletivo recorrente do Saque e Voleio e fazer sua contribuição.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.