Topo

Saque e Voleio

Serena perde set, mas tira ferrugem a tempo e supera estreia tensa em Roland Garros

Alexandre Cossenza

27/05/2019 14h27

Serena Williams disputou apenas quatro torneios em 2019 antes de Roland Garros e abandonou três por problemas físicos. No último deles, o WTA de Roma, há pouco mais de uma semana, uma lesão no joelho foi a responsável. Desde então, a americana viajou a Paris, treinou, tirou um dia de folga na Eurodisney com a filha e treinou novamente. A ferrugem era evidente quando ela entrou na quadra Philippe Chatrier nesta segunda-feira para sua estreia.

A ex-número 1 do mundo e atual décima colocada no ranking viu a russa Vitalia Diatchenko, 28 anos, #83 do mundo vencer o primeiro set, mas encontrou seu ritmo ideal a tempo de evitar uma eliminação precoce. Saiu de quadra com um triunfo por 2/6, 6/1 e 6/0 e uma vaga na segunda rodada do slam do saibro.

O relato

Enquanto Serena somava erros nos minutos iniciais, permitia a Vitalia Diatchenko, número 83 do mundo, ameaçar seu saque. A americana salvou um break point no primeiro game, mas não evitou a quebra no quinto. Errando menos e agredindo nas devoluções, a candidata a zebra do dia – que, curiosamente, vestia branco com listras pretas – aproveitou-se de mais um erro da favorita para abrir 5/2.

Pouco depois, quando a cronometragem oficial mostrava 33 minutos de jogo, a russa fechou a parcial em 6/2. Até ali, Serena acumulava cinco bolas vencedoras e 14 erros não forçados, enquanto Vitalia registrava seis winners e nove falhas não provocadas.

No segundo set, a história mudou. No primeiro game, Serena venceu um par de pontos importantes e começou a soltar seus gritos. A torcida respondeu, empurrando a americana, e Diatchenko sentiu. No segundo game, a russa cometeu duas duplas faltas, e Serena fez dois winners de devolução na sequência. A favorita abriu 3/0 e mudou a partida. À medida em que Serena errava menos e trocava bolas com mais confiança, a russa mostrava vulnerabilidade. Com dificuldades para lidar com as devoluções cada vez mais afiadas da americana, Diatchenko voltou a perder o serviço e nada pôde fazer para evitar o 6/1 da segunda parcial.

A parcial decisiva começou com um game longo e chances para as duas tenistas. Diatchenko, contudo, cometeu quatro erros não forçados e cedeu a quebra ao arriscar um forehand e ver a bola sair. Após a quebra, a russa praticamente não ofereceu mais resistência, e Serena, dona do jogo, disparou na frente até selar a fatura.

Leia também:

Consistente e impiedoso, Djokovic também vence estreia com folga em Roland Garros

Nadal vence em estreia típica e precisa em Roland Garros

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.