Topo

Saque e Voleio

Serena foi testada e respondeu à altura para ir às quartas do US Open

Alexandre Cossenza

02/09/2018 18h43

O primeiro set durou apenas 18 minutos, e Serena Williams parecia rumar para outra vitória sem freio neste US Open. No entanto, a ex-número 1, que vinha de uma atuação impecável contra sua irmã Venus, teve de ralar para derrotar a estoniana Kaia Kanepi, #44 do mundo, e avançar às quartas de final. A vitória só veio no terceiro set, com parciais de 6/0, 4/6 e 6/3.

Jogando o melhor tênis mostrado na chave feminina do US Open, a ex-número 1 e atual 26ª do ranking fechou a primeira parcial em 18 minutos, disparando 14 bolas vencedoras e cometendo apenas dois erros não forçados. Kanepi, atordoada pelo altíssimo nível da tenista da casa, mal conseguiu jogar. Fez uma bola vencedora e anotou cinco falhas – menos de uma por game.

O que parecia um passeio tornou-se uma trilha por terreno traiçoeiro quando Serena fez um primeiro game ruim no início segundo set. Depois da quebra, Kanepi finalmente conseguiu se impor em alguns ralis e mudou a dinâmica do jogo, somando quase tantos winners quanto a dona da casa na parcial (13, contra 17 de Serena). A estoniana, que eliminou a #1 do mundo, Simona Halep, logo na primeira rodada, abriu 5/2 e sacou para o set. Serena ainda teve tempo de iniciar uma reação furiosa, devolveu uma das quebras e teve dois break points para igualar o placar, mas Kanepi reagiu com winners e ótimos saques para fazer 6/4 e forçar o terceiro set.

Com a partida equilibrada e diante de uma rival em bom momento, Serena respondeu bem ao duro teste. Quebrou Kanepi no segundo game do terceiro set e, logo na sequência, salvou um break point com um excelente saque e abriu 3/0. Foi a última chance da estoniana.

E o que mais?

Nas quartas, Serena vai enfrentar Karolina Pliskova, atual #8 do mundo. nesta domingo, a tenista tcheca derrotou a australiana Ashleigh Barty por 6/4 e 6/4. A chegada de Pliskova nas quartas não chega a ser uma surpresa por causa de seu ranking, mas a jovem de 26 anos vinha de resultados decepcionantes antes do torneio. Caiu na segunda rodada em Montreal e Cincinnati e não passou da estreia em New Haven.

Na última vez que as duas se encontraram, Pliskova levou a melhor sobre Serena. Foi nas semifinais do US Open de 2016, e a tcheca fez 6/2 e 7/6(5). Naquele ano, Karolina foi vice-campeã, derrotada na final pela alemã Angelique Kerber. Serena venceu no único outro encontro com a tcheca: foi no WTA de Stanford, em 2014, por 7/5 e 6/2.

Coisa que eu acho que acho:

– A atuação deste domingo me parece um parâmetro muito melhor do que a vitória contra Venus para avaliar as chances de Serena neste US Open. Todo mundo sabe que a ex-número 1 pode ter um dia como aquele e atropelar qualquer uma, maaaaas um jogo como o de hoje, com altos e baixos, mede melhor a força mental e a capacidade de encontrar saídas para momentos não tão favoráveis. O triunfo sobre Kanepi foi assim.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.