Topo

Saque e Voleio

Com sequência impecável, Nadal desmontou Pospisil

Alexandre Cossenza

30/08/2018 00h35

No primeiro set, o saque fez toda diferença. Rafael Nadal encaixou 87% dos primeiros serviços e ganhou 19 dos 20 pontos com o fundamento. Na segunda parcial, quando o serviço entrou com menos frequência, o número 1 do mundo desequilibrou do fundo de quadra. E não seria uma atuação típica do espanhol sem uma sequência incrível em um momento de fragilidade do rival. Foi assim que Rafa Nadal desmontou a ameaça do canadense Vasek Pospisil, #88 do mundo, para fazer 6/3, 6/4 e 6/2 e avançar à terceira rodada do US Open.

De certo modo, foi uma apresentação bem com a cara do Nadal de quadras rápidas. Saques eficientes combinados com subidas à rede e curtinhas, além dos costumeiros golpes dominantes do fundo de quadra: o forehand cheio de spin e um backhand cruzado mortal. O atual campeão do US Open respondeu sempre que foi exigido, embora a verdade é que Pospisil fraquejou no momento em que mais precisava se mostrar um rival à altura.

O canadense não esteve nem perto de uma quebra na primeira parcial, enquanto o número 1 do mundo converteu seu break point logo no segundo game da partida. Foi no segundo set, porém, que tudo começou a se definir. Pospisil esboçou uma reação e, aproveitando-se de subidas à rede precipitadas do espanhol, encaixou boas passadas – uma delas, de slice (veja abaixo) – e conseguiu a quebra para abrir 4/2.

O azarão, contudo, desfez praticamente sozinho sua vantagem, cometendo seguidos erros não forçados e perdendo o saque com uma dupla falta no break point. Nadal, um especialista em aproveitar momentos de fragilidade dos oponentes, ganhou 23 dos 25 pontos jogados desde que perdeu o saque e não só fechou o segundo set em 6/4 como abriu a terceira parcial com uma quebra de serviço.

Quando voltou a confirmar, Pospisil já parecia mentalmente derrotado. O número 1 não deu mais chances e avançou para encarar o russo Karen Khachanov, 22 anos, #26 da ATP, na terceira rodada.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.