Topo

Saque e Voleio

Canal Sony se explica, mas vai mostrar WTA Finals inteiro em VT

Alexandre Cossenza

26/10/2017 12h15

Quem passou aqui pelo blog nos últimos dias certamente leu este texto, que é um resumo dos erros e acertos do canal Sony em suas transmissões de tênis feminino. No post, questiono a ausência de transmissões nos quatro primeiros dias do WTA Finals, evento mais importante do pacote do Sony. É um torneio com as oito melhores atletas da temporada e que vale, entre outras coisas, a liderança do ranking.

A assessoria do Canal Sony entrou em contato hoje para me enviar uma resposta (aparentemente, eles haviam enviado o posicionamento do canal na noite de terça-feira, mas o email se perdeu em algum lugar do cyberespaço). Segue abaixo o email na íntegra, em itálico, inclusive com a informação chocante – não no bom sentido – de que todas partidas do WTA Finals serão exibidas em VT pelo Sony.

Para a transmissão do WTA (Women's Tennis Association) o canal compôs a exibição das partidas junto à exibição das séries, filmes e realities que também integram a grade de programação, procurando atender às expectativas de todas as suas audiências. Por esse motivo o canal optou por transmitir os jogos a partir das quartas de final dos torneios, e algumas partidas em VT.

Os jogos do WTA Finals serão exibidos em VT, a partir das quartas de final. Todos os jogos serão transmitidos na íntegra.

Abaixo, os dias e horários de exibição:

26/10 – Primeira quarta de final – 10h (VT)
26/10 – Segunda quarta de final – 12h (VT)

27/10 – Terceira quarta de final – 10h (VT)
27/10 – Quarta quarta de final – 12h (VT)

28/10 – Primeira semifinal – 10h (VT)
28/10 – Segunda semifinal – 10h (VT)

29/10 – Final – 9:30 (VT)

Agradecemos suas sugestões que apresentam importantes pontos de vista de quem ama esse esporte. Por termos o compromisso de levar entretenimento diverso e de qualidade para nossas audiências distintas, vamos levar todas em consideração, juntamente com outras considerações, para os nossos futuros planos de exibição.

Atenciosamente,
Canal Sony

Coisas que eu acho que acho:

– O email não é específico o bastante, mas dá a entender que mostrar o WTA Finals causa um conflito de grade com outras atrações do canal. Faz pouco sentido, já que no domingo, primeiro dia do WTA Finals, o Sony mostrava VT do WTA de Hong Kong. Ou seja, havia horário para tênis na grade. Trocaram tênis por tênis.

– Outro ponto interessante (que inclusive levantei junto à assessoria do canal) é que nesta quinta-feira o Sony mostrava Venus x Muguruza com delay de cerca de 30 minutos, ao mesmo tempo em que o jogo acontecia ao vivo. Ou seja, havia grade. Ainda aguardo uma posição sobre isso. Se o canal explicar, incluirei a resposta no post.

– Talvez o mais chocante de tudo é que o email do canal diz que o Sony começaria a mostrar o WTA Finals a partir das quartas de final. Será possível que ninguém na empresa sabe que o torneio não tem quartas de final?!?! Parece mais um exemplo de que, como escrevi no post anterior, o canal embarcou numa jornada tenística com boas intenções, mas sem o conhecimento necessário do esporte e de seu público.

(Parágrafo abaixo incluído às 10h20min do sábado, 28/10)

– Recebi na noite de sexta-feira, por volta das 19h30min, outro email da assessoria da Sony. O canal não explicou a razão para os delays na transmissão dos jogos, mas informou que a decisão do WTA Finals, programada para 9h30min do domingo,será exibida ao vivo. O detalhe interessante é que não houve uma mudança na programação do canal (basta conferir o email reproduzido acima). É que finalmente alguém do canal percebeu que o horário escolhido batia com a final em Singapura. O pessoal lá anda um tanto atrapalhado…

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.