Topo

Saque e Voleio

Rio Open confirma Cilic e Monfils para 2018

Alexandre Cossenza

17/10/2017 10h30

A quinta edição do Rio Open terá Marin Cilic e Gael Monfils. Os dois tenistas foram confirmados oficialmente pela organização do torneio nesta terça-feira, com direito a vídeo de divulgação e chamada para o evento, que será disputado mais uma vez no Jockey Club Brasileiro, de 19 a 25 de fevereiro.

Cilic, atual #4 do mundo, e Monfils, ex-top 10 e atual 46º na lista da ATP, completam o trio de peso do ATP 500, que também terá o já anunciado Dominic Thiem, atual campeão e #6 do mundo. Sem Nadal, que desistiu do calor e da umidade da América do Sul, acaba sendo um ótimo grupo para chamar atenção e vender ingressos, especialmente pelos dois anunciados nesta terça.

Com o croata, o evento carioca colocará em quadra um campeão de slam (Cilic venceu o US Open de 2014) e atual top 5, além de bom jogador na terra batida. No francês, o Rio Open consegue uma figura carismática que certamente ajudará na bilheteria e será o personagem mais concorrido dos caçadores de selfies e autógrafos. E Thiem… O austríaco viria até de graça, levando em conta seus resultados fora do saibro em 2017, mas também é garantia de qualidade. O risco de o austríaco chegar à Cidade Maravilhosa desinteressado (nível Tsonga) é zero.

O anúncio com os nomes de Monfils e Cilic era esperado desde que a organização do ATP 250 de Buenos Aires, jogado na semana anterior à do Rio, vazou os nomes dos dois tenistas, juntamente com o de Thiem. Uma manobra, aliás, um tanto traiçoeira por parte do evento portenho, já que Rio e Buenos Aires fazem um pacote para trazer os atletas. O torneio carioca, por ser um ATP 500, é responsável por pagar uma fatia maior do bolo e, por isso, deveria ter privilégio na hora de revelar atrações.

Por enquanto, é isso que o Rio Open tem a anunciar. São essas as três contratações de peso para 2018. O resto da chave deve ser composto de velhos conhecidos e gente muito boa como David Ferrer, Pablo Carreño Busta, Fabio Fognini, Pablo Cuevas, Alexandr Dolgopolov, Diego Schwartzman, Albert Ramos, Federico Delbonis, Guido Pella, João Sousa… Enfim, será um grupo interessante como sempre.

E, sem querer soar otimista demais, não custa torcer para que outro figurão tope aparecer por aqui dependendo do que rolar (ou não) no Australian Open. Lembram de quando Nadal decidiu de última hora vir ao Brasil Open de 2013? Quem sabe não acontece com alguém que também vai estar voltando de lesão? Será?

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.