Topo

Saque e Voleio

Nishikori é 'trollado' em comemoração da CBT no Japão

Alexandre Cossenza

13/09/2017 14h24

Era o aniversário de 49 anos do capitão João Zwetsch, e a grande delegação brasileira que está em Osaka, no Japão, para os playoffs da Copa Davis saiu para comemorar. Segundo a conta de Twitter do presidente da entidade, Rafael Westrupp, em um local indicado pelo ex-top 10 japonês Kei Nishikori.

Eis que após os cantos de parabéns, enquanto uma turma gritava "Nishikori, Nishikori", uma voz manda em alto e bom som: "PAU NO C* DO NISHIKORI". O vídeo com a cena e a voz foi publicado pelo próprio presidente da CBT. Vejam abaixo.

(atualizado às 15h50) O tweet foi apagado cerca de uma hora e meia depois da publicação deste post, mas o vídeo segue registrado acima, junto com a imagem da postagem. Em seguida, Westrupp publicou, às 3h45 da manhã no horário de Osaka, dois tweets manifestando seu "respeito" e "admiração" aos japoneses, "inclusive aos que não puderam vir jogar, Nishikori e Taro Daniel". O dirigente, contudo, não se desculpou nem explicou a postagem anterior.

Atual #14 do mundo, Nishikori, com uma lesão no punho direito, não disputará o confronto. O Japão também não terá seu atual número 3, Yoshihito Nishioka (#123 do mundo), igualmente lesionado, nem seu número 4, Taro Daniel (#129). A equipe que enfrenta o Brasil em Osaka, neste fim de semana, tem Yuichi Sugita (#42), Go Soeda (#139), Yasutaka Uchiyama (#197) e Ben Mclachlan (#138 de duplas).

O Brasil, que não terá Bellucci, que diz estar lesionado, nem Rogerinho, que não aceitou a convocação depois de ser preterido inicialmente por Zwetsch, está escalado com Bruno Soares, Marcelo Melo, Thiago Monteiro (#116) e Guilherme Clezar (#244).

Coisas que eu acho que acho:

– Do mesmo modo que aconteceu no Equador, a CBT levou ao Japão Luís Eduardo Nunes, presidente da federação paraibana de tênis. Nunes desta vez é citado nos comunicados da entidade como "auxiliar da equipe" que está lá "de forma voluntária". Ninguém na CBT (e isso inclui atletas) parece ver conflito moral em incluir um presidente de federação em sua equipe. Eu discordo. Presidentes de federações são responsáveis por eleger e reeleger presidentes de confederações, votar em decisões como a mudança de sede de uma entidade e fiscalizar as contas.

– Sobre o vídeo do alto do post, qualquer atleta ou treinador vai dizer que é o tipo de coisa que acontece e que se fala quando uma equipe está reunida, "grupo fechado", "brincadeira", "coisa interna", longe dos microfones, etc. e tal. Mas daí a ter um momento desses divulgado por um presidente de entidade… Chega a ser engraçado, ainda mais sabendo que algumas pessoas sentadas à mesa têm um medo enorme de falar com a imprensa – como se jornalistas tivessem sempre a intenção de divulgar algo que não deveria ser exposto. Bom, quem divulgou foi O PRESIDENTE!!! Não há muito mais a comentar. O fato de ele ter apagado o post às 3h45m da manhã em Osaka diz muito.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.