Topo

Saque e Voleio

Folga para Djokovic

Alexandre Cossenza

30/07/2014 13h56

Rafael Nadal não disputará os Masters 1.000 de Toronto e Cincinnati. Campeão dos dois torneios e dono de 2 mil pontos a defender, o atual número 2 do mundo fez o anúncio na tarde desta quarta-feira. O comunicado publicado pelo site de Cincinnati diz o seguinte:

"Infelizmente, lesionei meu punho direito durante um treino e, depois dos exames que fiz hoje na Espanha, incluindo uma ressonância magnética, e de conferir com meus médicos, terei de ficar fora das competições por pelo menos 2-3 semanas. Sinto muito e desejo o melhor ao torneio e agradeço a todos os fãs pelo apoio" … "Estou muito decepcionado por não poder defender meus títulos e competir em Toronto e Cincinnati este ano. Estava ansioso para competir novamente depois dos ótimos resultados do ano passado".

Nadal ainda não diz se disputará o US Open, que tem início marcado para o dia 25 de agosto. Até lá, são pouco mais de três semanas, o que quase coincide com o período de repouso indicado pelos médicos ao tenista espanhol. Não seria surpresa se o ex-número 1 ficasse fora também do último Grand Slam do ano, afinal sabe-se bem que Nadal não tem o hábito de disputar torneios tão grandes sem estar nas condições ideais (vide o Australian Open de 2013).

A consequência imediata da mais nova lesão de Nadal é a folga que Novak Djokovic passará a ter na liderança do ranking mundial. O sérvio atualmente soma 460 pontos a mais que Nadal, só que o espanhol perderá dois mil pontos. Como Nole tem apenas 540 pontos a defender em Cincinnati e Toronto, o pior cenário mostra Djokovic com 1.920 pontos de dianteira após os dois Masters – e isso se ele não vencer nenhum jogo! Caso levante os dois troféus, o número 1 abrirá 3.920.

Vale lembrar que Nadal não tem a segunda posição ameaçada até o US Open, então será o cabeça de chave 2 em Flushing Meadows caso retorne a tempo.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.