Topo

Saque e Voleio

Roland Garros: tudo que você precisa saber

Alexandre Cossenza

24/05/2014 06h30

O Grand Slam do saibro começa neste domingo, então é hora de repassar números, curiosidades, recordes e um pouco mais antes que os tenistas entrem em quadra. Vejam as informações abaixo (fornecidos pela Federação Internacional de Tênis) e fiquem por dentro da 113ª edição do torneio!

Prêmios
O total de dinheiro a ser distribuído em Roland Garros este ano nas chaves de simples é de € 9,212 milhões, ou cerca de R$ 27,8 milhões. A distribuição será feita da maneira listada abaixo:

RG_premiacao_blog

Briga pelo número 1
O primeiro posto do ranking mundial está em jogo no saibro de Paris. Rafael Nadal, atual dono da posição, precisa chegar às semifinais para ter pelo menos uma chance de continuar por lá. Novak Djokovic tomará a dianteira caso aconteça um de quatro cenários: derrota de Nadal antes da semi; eliminações de espanhol e sérvio na mesma rodada; título de Djokovic; ou queda de Nadal na semifinal combinada com derrota do sérvio nas quartas.

Na chave feminina, Serena Williams não corre risco. A americana, que tem 4.050 pontos de vantagem sobre Na Li (diferença baseada no ranking do dia 19 de maio) tem sua posição garantida até o dia 10 de junho, quando completará 140 semanas não consecutivas na ponta. Ela lidera a lista da WTA desde 18 de fevereiro de 2013, quando alcançou o posto de número 1 pela sexta vez na carreira e tornou-se a tenista mais velha no topo do tênis.

Recordes ao alcance de Nadal
Octocampeão do torneio, Rafael Nadal já é o recordista de troféus de simples em Roland Garros. Ele também é quem mais venceu o mesmo Grand Slam (Sears, Renshaw, Larned, Tilden, Sampras e Federer conquistaram um torneio sete vezes). Caso seja campeão mais uma vez, o espanhol não só estenderá sua marca em Paris como será o primeiro a vencer o torneio cinco vezes seguidas. Lembremos que ele foi campeão de 2005 a 2008 até que foi superado por Robin Soderling em 2009. Desde lá, venceu mais quatro vezes – de 2010 a 2013.

Nadal também é o recordista de vitórias em Roland Garros, com 59. Neste quesito aqui, contudo, ele é seguido de perto por Roger Federer, que soma 58. Uma derrota precoce do espanhol pode deixar a marca novamente nas mãos do suíço. Vale notar que o espanhol tem uma derrota na carreira no saibro de Paris, enquanto Federer já foi superado 14 vezes no torneio.

Serena_RG_treino_fft_blog

O pseudotabu
Sim, Rafael Nadal venceu Roland Garros oito vezes, mas em apenas uma delas (2011) o espanhol era o principal cabeça de chave. Em 2009, quando também era o número 1 do mundo, caiu nas oitavas. Não dá para chamar de tabu, mas é curioso como o retrospecto dos cabeças de chave 1 em Roland Garros não é nada animador. Desde 1993, só dois foram campeões: Guga (2001) e Nadal (2011).

Entre as mulheres, não faz tanto tempo. Serena Williams, cabeça 1, foi campeã no ano passado. Entretanto, se Rafael Nadal já defendeu seu título com sucesso seis vezes, o mesmo não acontece com facilidade na chave feminina. Desde a II Guerra Mundial, o título do torneio parisiense só foi continuou nas mãos da campeã 11 vezes. A última a conseguir o feito foi Justine Henin, em 2007.

O tabu de verdade
Lembram quando o grande jejum do tênis foram os 76 anos que a Grã-Bretanha ficou sem um campeão em Wimbledon? Andy Murray fez o favor de passar a batata quente para os franceses. Já se vão 31 anos desde que Yannick Noah conquistou Roland Garros. Desde então, nenhum francês venceu a chave de simples masculina. Henri Leconte chegou perto em 1988, mas perdeu a final.

Career Slam na mira de Djokovic
Atual número 2 do mundo, Novak Djokovic terá mais uma chance de completar o Career Slam, ou seja, títulos nos quatro Slams (mesmo que em temporadas diferentes). O sérvio já faturou o Australian Open (2008, 2011-13), Wimbledon (2011) e o US Open (2011).

Federer_RG_treino_fft3_blog

Federer, o maior vitorioso
Roger Federer é, com folga, o maior vencedor de partidas em Grand Slam. O suíço, que soma 265 triunfos tem mais uma chance de aumentar sua vantagem na ponta da lista. A segunda posição pertence a Andre Agassi, com 233 vitórias. O único outro tenista em atividade no top 10 é Rafael Nadal, em oitavo, com 177.

Federer também tem o recorde de Grand Slams disputados de forma consecutiva. Roland Garros será seu 58º consecutivo. O suíço quebrou há pouco o recorde de Wayne Ferreira, que jogou 56 torneis deste porte sem interrupções. Entre os tenistas em atividade, as maiores séries são de Federer, Feliciano López (49), Ferrer (46), Verdasco (44), Berdych (43) e Robredo (41).

A recordista feminina é a já aposentada Ai Sugiyama, com 62 Slams seguidos. Francesca Schiavone, que não deixa de jogar desde o US Open do ano 2000, tem a maior marca entre as moças em atividade. Roland Garros será seu 55º torneio consecutivo. Jankovic (42), Ivanovic (38), Pironkova (34) e Vesnina (34) vêm atrás.

Questão de longevidade
Roland Garros é o 60º Slam na carreira de Federer. Na lista de torneios deste porte disputados, o suíço é o terceiro colocado, atrás de Fabrice Santoro (70) e Andre Agassi (61). Lleyton Hewitt também soma 60, e Tommy Haas já contabiliza 56.

Kimiko Date Krumm, com 43 anos, é a terceira na lista de tenistas mais velhas a jogar a chave de simples de Roland Garros na Era Aberta. No primeiro dia do torneio, ela terá 43 anos e 239 dias. As duas primeiras posições são de Martina Navratilova (47 anos e 232 dias) e Dorothy Knode (43 anos e 340 dias). As duas foram derrotadas na estreia. A mais velha a vencer um jogo foi Virgina Wade, que tinha 39 anos e 334 dias em 1985.

RG_Fantasy_blog

Fantasy Game (atualizado)
Há um limite (não informado pelo site) de 50 pessoas por grupo, e as vagas acabaram rapidinho. Criei, então, o Grupo Saque e Voleio 2, que também já lotou. Então agora o que está aberto é o Saque e Voleio 3. A senha para entrada lá é YKFS2. Para compensar para quem não conseguiu estar na primeira turma, prometo comparar os três grupos e, ao fim do torneio, declarar um campeão "oficial". Espero vocês lá!

Roland Garros lançou este ano um jogo oficial. É uma espécie de Fantasy, em que cada tenista vale um número X de pontos e você tem que montar um time com seis atletas (que caibam dentro de seu orçamento, claro). Nem todos, entretanto, somam o mesmo número de pontos em caso de vitória. Quanto menor o ranking e o preço do tenista escalado, mais pontos ele vai somar para o seu time se avançar. Confiram o game no site do torneio. Quem quiser participar pode entrar no Grupo Saque e Voleio, criado para leitores do blog (e seguidores do Twitter e do Facebook). A senha para a entrada no grupo é W9CEF.

As chaves
Deixo aqui desde já os links para a chave masculina e a chave feminina. Também vale sempre dar aquela conferida na programação dos jogos do dia. Até porque a previsão é de alguns dias de chuva em Roland Garros, o que sempre causa atrasos e adiamentos. As chaves de duplas serão sorteadas neste domingo, e as duplas mistas serão conhecidas na segunda-feira.

Na TV
Os direitos de transmissão são do Bandsports, que também exibirá os jogos no Bandsports 2 (canal exclusivo da Sky) e na internet. O canal promete mostrar pelo menos quatro partidas diferentes em cada plataforma. A ESPN, apesar de não ter os direitos, colocará no ar outra vez o programa diário "Pelas Quadras", que antecedia as rodadas do Australian Open. O SporTV, por sua vez, mal menciona a existência do torneio de Roland Garros e encerrou a transmissão do Masters de Roma falando de Wimbledon. Uma pena.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.