Topo

Saque e Voleio

Stosur dá o primeiro passo

Alexandre Cossenza

13/01/2014 18h45

Stosur_AO_1r_div_blog

A relação de Samantha Stosur com o Australian Open é um tanto complexa. Para a tenista da casa, lidar com a expectativa de ser o maior nome no torneio não tem se mostrado tarefa das mais simples. Seus resultados em Melbourne são inversamente proporcionais ao seu ranking – vide a derrota na estreia em 2012, em seu primeiro Slam depois do título do US Open.

A torcida, por sua vez, tem um papel delicado. Os australianos sabem do que sua número 1 é capaz e tentam empurrá-la para que os resultados venham no país do mesmo modo que aparecem, por exemplo, em Roland Garros, onde Stosur disputou uma final e duas semis. Até agora, contudo, Sam não passou das oitavas.

Este casamento começou um novo capítulo nesta segunda-feira, no primeiro dia do Australian Open, e o início foi empolgante. Diante de Klara Zakopalova, sua algoz semana passada, no WTA de Hobart, Stosur saiu de quadra festejando. Um ótimo sinal para a atual número 17 do mundo, que esteve perdendo o segundo set por duas quebras, mas conseguiu uma bela virada e venceu por 6/3 e 6/4. É só um primeiro passo, mas um passo importantíssimo.

A chave, contudo, não é nada amigável. Na segunda rodada, Sam pode encarar Tsvetana Pironkova, campeã em Sydney no último sábado. Na terceira fase, talvez Ana Ivanovic. Nas oitavas, Serena Williams.

Ebden_AO_1r_div_blog

Força caseira

De modo geral, foi ótimo para os australianos o primeiro dia do torneio. Apesar da lesão e da esperada derrota de Jarmila Gajdosova para Angelique Kerber (6/3, 0/6 e 6/2), a torcida de Melbourne fez uma grande festa para Matthew Ebden, que eliminou Nicolas Mahut em cinco sets na Quadra 2: 6/3, 7/5, 4/6, 0/6 e 6/3.

Casey Dellacqua também avançou ao eliminar Vera Zvonareva, que vem voltando ao circuito: 6/2 e 6/2. A russa, que não tem ranking porque passou um bom tempo afastada, está descobrindo que o retorno não será fácil. Até agora, são duas derrotas em duas partidas – a primeira delas, contra Na Li em Shenzhen. Dellacqua, número 120 do mundo, já sai de Melbourne no lucro mesmo que não volte a vencer. Sua próxima oponente será a belga Kirsten Flipkens, cabeça 18.

Surpresa mesmo foi a grande atuação de Jordan Thompson, de 19 anos. O adolescente, que ganhou um wild card, pouco se importou com os grandes saques de Jerzy Janowicz, cabeça 20. Em 1h20min de jogo,o garoto da casa, número 319 do ranking, já vencia por 2 sets a 0. A vitória só não veio porque o polonês, que é mais tenista, conseguiu encontrar seu tênis a tempo. No fim, triunfo do favorito por 1/6, 4/6, 6/4, 6/2 e 6/1.

A tarefa mais dura do dia era mesmo de Ashleigh Barty, 17 anos, que estrearia contra Serena Williams. A favorita dominou, como esperado, a talentosa, mas inexperiente tenista da casa: 6/2 e 6/1.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.