Topo

Saque e Voleio

Sorte de campeão para Djokovic

Alexandre Cossenza

10/01/2014 06h46

DJokovic_AO_sorteio_div_blogAssim que a transmissão ao vivo do Australian Open colocou na tela a chave masculina ainda incompleta, já era possível imaginar as manchetes e a Rod Laver Arena lotada em uma sessão noturna. Rafael Nadal, número 1 do mundo, estreia contra o queridinho da casa, o menino mimado e perturbado Bernard Tomic. Sim, os dois duelam logo na primeira rodada. BUM.

O tenista espanhol, aliás, tem pouco a comemorar baseado no sorteio desta sexta-feira. Além da primeira partida contra um tenista da casa, Nadal pode encarar, em sequência Gael Monfils (de quem perdeu um set recentemente, em Doha) na terceira rodada, Andreas Seppi/Kei Nishikori nas oitavas, Milos Raonic/Juan Martín del Potro nas quartas e Andy Murray/Roger Federer na semifinal.

O caminho de Nadal parece muito mais complicado que o do atual campeão, Novak Djokovic. O sérvio, que chegou atrasado (olha o Boris fazendo efeito!) para o sorteio, mas já chegou com o troféu nas mãos, parece ter sido o mais beneficiado. Estreia contra Lukas Lacko e tem como rivais mais bem ranqueados Dmitry Tursunov (terceira rodada), Fabio Fognini/Ernests Gulbis (oitavas), Stanislas Wawrinka/Richard Gasquet (quartas) e David Ferrer/Tomas Berdych (semifinal).

Não que não tenha sido um bom sorteio para Ferrer e Berdych, grandes candidatos a um duelo interessante nas quartas. Seus adversários até lá não parecem tão perigosos quanto, por exemplo, os de Federer e Murray. Suíço e britânico estão em um quadrante cheio de cascas de banana. Jo-Wilfried Tsonga, John Isner, Gilles Simon e Fernado Verdasco estão ali – sem falar no ucraniano Sergiy Stakhovsky, algoz de Federer em Wimbledon. Os dois, aliás, podem voltar a se encontrar na terceira rodada em Melbourne. Seria um bocado interessante.

Thomaz Bellucci não estava no sorteio, mas deve ter gostado do que viu. Se furar o quali, pode estrear contra o wild card Lucas Pouille, Victor Hanescu, Yen-Hsun Lu, Benoit Paire, Michael Llodra, Federico Delbonis, Julian Reister, Jan Hajek, João Sousa (o português), Florian Mayer, Alexandr Dolgopolov, Fernando Verdasco e até contra outro qualifier. Não que Verdasco e Paire sejam jogos fáceis, mas só dois cenários seriam ruins de verdade para o atual número 2 do Brasil: contra Juan Martín Del Potro e Richard Gasquet.

Nadal_AO_treino_div_blog

Jogos de primeira rodada que eu quero ver

Nadal x Tomic. Por motivos óbvios, mas também para saber se depois do jogo o australiano vai: a) treinar mais; b) para a praia; c) para o bar; d) para uma boate.
Harrison x Monfils. São dois tenistas com potencial para serem mais do que são e com estilos de jogo que podem dar uma bom contraste em Melbourne.
Bellucci x qualquer um. Depois do drama que o brasileiro viveu na segunda rodada do quali, todos querem ver como o homem está jogando. Melhor ainda se for contra Del Potro ou Gasquet.
Mónaco x Gulbis. Tudo pode acontecer em qualquer jogo de Ernests Gulbis. Em Monte Carlo, contra o mesmo Mónaco, o letão aprontou tanto que foi até punido com a perda de um game. Tem um bom resumo do episódio aqui. Se eu fosse da ESPN, ficaria ligado neste jogo.

Jogos que vão dar sono, mas que a ESPN deve mostrar assim mesmo

Djokovic x Lacko. Passeio.
Federer x Duckworth. Passeio.
Ferrer x González. Ferrer x González.

Tsonga_FedererFriends_div_blog

Quem pode surpreender

– O quadrante com Federer e Murray é imprevisível e, por isso, o mais interessante. Tanto porque o britânico não sabe se resistirá a partidas longas quanto porque o suíço não vem se mostrando o tenista mais consistente do mundo. Essa seção da chave ainda tem Verdasco, Stakhovsky, Simon, Tsonga e Isner. Tsonga seria uma boa aposta para a semi.

– Embora deva encontrar Gasquet ou Robredo na trajetória, Wawrinka é favoritíssimo para chegar às quartas e reviver o jogaço que fez contra Djokovic no mesmo Australian Open em 2013. Mas será que o suíço consegue sacar mais uma atuação inspirada? Acho improvável (tanto quanto achava no ano passado, quando troquei o jogo por uma sessão de O Hobbit), mas nunca se sabe…

– Tomas Berdych tem a grande chance de alcançar uma semifinal de Grand Slam sem precisar enfrentar Nadal, Djokovic, Murray ou Federer. Talvez seja um bom momento para apostar no tcheco.

Nas casas de apostas

– Novak Djokovic é o grande favorito – e até com certa folga. Na casa virtual bet365, um título do sérvio paga 1,90 para cada dólar apostado, enquanto um triunfo de Nadal rende 3,75. Murray (9,0), Del Potro (13,0), Federer (21,0) e Berdych (41,0). Wawrinka e Tsonga (51,0) vêm na sequência.

– Uma vitória de Bellucci sobre o japonês Taro Daniel na terceira rodada do quali paga 1,33 para cada dólar. Seu adversário rende mais: 3,25.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.