Topo

Saque e Voleio

Entrevista: Jorge Lacerda

Alexandre Cossenza

02/12/2013 13h05

JorgeLacerda_BrunoSoares_cbt_blogFoi-se o tempo em que o maior problema era um buraco na conta bancária. Quando Jorge Lacerda assumiu a presidência, Confederação Brasileira de Tênis estava endividada e sem credibilidade. Hoje, o cenário é bem diferente. Gustavo Kuerten já se aposentou, mas a modalidade vive dias melhores, embalada por generosos patrocínios de Correios, Asics, Peugeot e outros parceiros.

Os investimentos que têm entrado no esporte, contudo, ainda não se refletem em nomes no mais alto nível do tênis. Após um ano ruim de Thomaz Bellucci, nosso melhor atleta, não há um brasileiro sequer entre os 100 melhores do mundo. Entre os 300, apenas o gaúcho Guilherme Clezar (158, 20 anos) e o cearense Thiago Monteiro (272, 19 anos) possuem menos de 25 anos. Não é exatamente o mais animador dos cenários.

A CBT continua sem um centro de treinamento, algo que Lacerda sempre classificou como essencial, embora haja grupos de tenistas aqui e ali, como no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, na academia de Larri Passos, em Camboriú ou na Tennis Route, no Rio de Janeiro. Foi lá, na academia localizada no Recreio dos Bandeirantes, que bati um papo rápido com Jorge Lacerda.

Na conversa, o dirigente mostrou-se satisfeito com o circuito juvenil nacional e otimista em relação ao legado que será o Centro Olímpico de Tênis, construído para os Jogos de 2016. Lacerda, no entanto, lembra que hoje em dia não é mais possível contar com os tradicionais clubes de tênis como formadores de atletas e mostra-se preocupado com o nível dos Futures disputados no Brasil. Leia!

Muitos profissionais farão pré-temporada juntos, no Rio de Janeiro. Você sente o grupo atual mais unido do que em outros momentos da sua gestão?
Tudo tem a ver com investimento. Torneio que passa na Band, no SporTV, tal e tal… Olha o que o tenista tem na manga! Correios. Nós estamos investindo. A gente quer dar condições. O que a gente ressente é espaço próprio para a Confederação. Só que hoje, sem investimento fixo de pagar treinador, mas pagando as viagens dos treinadores e as passagens dos jogadores… Já têm apoio o Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), o Itamirim Clube de Campo em Santa Catarina, na academia do Larri a gente continua apoiando os jogadores. A gente não dá dinheiro para o clube, mas o menino está viajando de graça, vamos dizer assim. E aqueles treinadores estão viajando e recebendo por aquela semana, então aquela academia deixa de pagar.

Não é o mesmo efeito que teria se o Thomaz estivesse no top 10, mas os duplistas colocaram o tênis um pouco mais em evidência em 2013. Não sei o quanto isso ajuda, mas a grande crítica que se fazia ao ex-presidente Nelson Nastás era não ter aproveitado a Era Guga. Como se aproveitar o que está acontecendo agora?
Eu acho o seguinte. Já está acontecendo porque se está fazendo. Se você perguntar para o Bruno, para o Marcelo, o próprio Bellucci, o Rogerinho… Todos! Todos estão jogando com "Correios" na manga. Lógico, méritos deles, mas nós estávamos apoiando antes de eles serem o que são hoje. Então isso nos dá credibilidade para a gente usá-los como neste projeto, que a gente lançou com o Bruno e o Marcelo agora. O que é? Botar jogadores novos viajando com eles. E podemos fazer isso também com o João (Zwetsch, capitão da Copa Davis). A ideia é essa: começar a aproveitar os jogadores que estão nas cabeças, botar esses meninos próximos deles e usar os juvenis. A meninada joga a Gira Cosat agora. Depois, jogam a gira europeia. Ali, eles podem estar viajando com eles em alguns momentos. Aí você diz "mas o cara vai estar viajando, não vai estar jogando". Pô, ser sparring de um cara desses, que daqui a dois, três anos ele vai estar encontrando como jogador… Eu acho que o mais importante é esse envolvimento de todo mundo, que não teve na época que você falava. Hoje, está todo mundo conversando. Hoje, todo mundo se sente parte do trabalho. Esse exemplo daqui da Tennis Route é do cacete. O João vir para cá… Tem aqui o Duda (Matos, um dos treinadores da academia), o Gringo (Walter Preidikman, também treinador da Tennis Route)… Então aqui o João vai poder receber mais jogadores. Isso é legal. Esse trabalho profissional aqui, essa organização que eles deram, já é uma preparação para assumir o Centro Olímpico. Esse é o objetivo. É isso que falo no COB todo dia. A CBT quer um centro de treinamento, vai trazer a Federação do Rio junto, a sede da CBT vem para cá, e a ideia é esse grupo começar a trabalhar lá no alto rendimento. A gente está preparando tudo para a hora que ficar pronto (o Centro Olímpico). A previsão é para 2015. Não vai ser elefante branco. A gente assume o Centro na hora.

E você vem tendo um bom feedback nas conversas com o COB?
Tô. O (Carlos Arthur, presidente do COB) Nuzman é parceiro nisso, o Ministério do Esporte está colocando dinheiro e criou um departamento de legado. Como vai ficar, para quem vai ficar. O próprio Ricardo Leyser já falou que o objetivo é passar para a Confederação. Acho que isso aí está bem tranquilo.

A geração juvenil de hoje não é fraca? Tem a Bia Haddad, mas…
(interrompendo) Sabe o que é? Não é que é fraca. Hoje, a transição está mais longa. Antigamente, de 18, 19 anos, saía um Nadal. Hoje, não tem mais isso. Hoje, tem um ou dois jogadores com menos de 21 anos entre os 100 do mundo. A gente tem que ter mais calma. O Brasil chegou a um ponto que passou a ter muito jogador no ranking, mas a gente está diminuindo aos Futures porque não precisa mais. Numa hora, você tem que focar em quatro, cinco, seis, sete, oito jogadores, e esses têm que estar jogando lá fora. Agora tivemos um Future (em Montes Claros) com três jogadores de 17 anos fazendo semifinal, e o campeão foi o (Marcelo) Zormann. É um puta resultado, só que quero ver o Zormann ganhar um Future na Espanha!

Eu falei sobre isso com o Rubens (Lisboa, assessor de imprensa da CBT) na época. Era o Future mais fraco do mundo naquela semana. E eram 19 Futures no mundo naquela semana!
Lógico. Eu acredito que essa geração de 17, 18 anos agora é boa. A geração do Tiago Fernandes, do Thiago Monteiro e do Guilherme Clezar era boa. O Tiago Fernandes ficou um ano parado, mas foi campeão do Australian Open. O Monteiro já está com 19 jogando Challenger de igual para igual com os caras. O Clezar já ganhou Challenger! A gente tem um grande problema, que é os jogadores de cima não estarem dando respaldo para esses meninos chegarem com calma. Foi o machucado do Bellucci. Se ele volta sem machucar, começar a dar de novo esse respaldo e imuniza um pouco o Monteiro e o Clezar. Todo mundo já cobra. "Por que eles não são número 2 da Copa Davis?" Essa geração mais velha, como Feijão… tem gente que foi subutilizada, que poderia estar dando tranquilidade para essa transição. Tem que ter calma. Tênis é isso. Às vezes, você investe, investe e, de repente, o cara para (Lacerda não cita, mas casos recentes de tenistas apoiados pelos Correios e que trocaram o circuito pelo tênis universitário americano incluem nomes como Karue Sell, Pedro Dumont e Gabriel Friedrich).

Nosso circuito juvenil não é mais fraco desde que acabaram os circuitos grandes como Unimed, Mastercard e Banco do Brasil? A CBT reduziu a pontuação dos desses torneios, e eles não se mantiveram.
O que estava acontecendo na época, que realmente não ajuda, é que os torneios começavam na segunda-feira, e tinha torneio quase toda semana. Então os melhores não conseguiam jogar. Ou não tinham dinheiro ou perdiam aula. O que a gente tentou fazer? Um grande torneio por mês, que é o Circuito Correios. Em janeiro e fevereiro, quem está melhor, joga o Cosat. Quem está jogando menos tem os torneios regionais. Em março, temos Banana Bowl e Copa Gerdau, um dos melhores calendários do mundo para março. Na sequência, em abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, um Circuito Correios por mês.

JorgeLacerda_Davis_cbt_blogVocês estão felizes com a Sub-25 (categoria que substituiu o antigo Sub-18)?
Está tendo um retorno positivo. O 18 anos já não existe mais. Se você olhar lá fora, a Copa Davis Junior é 16 anos, tanto masculino quanto feminino. O Sub-25 foi o quê? E é uma briga que estou tendo na ITF e não consigo, que é colocar idade nos Futures! O Brasil começou a diminuir Futures porque quem está ganhando é cara de 27, 30 anos. E não vale a pena, desculpa. No Sub-25, a meninada está aprendendo. A gente quer fazer um trabalho de aprendizado. Ele chega lá, tem que inscrever na sexta-feira, é igual ao profissional. Então ele começa a ver como é. E outra: o cara que está no Sub-25 quer ganhar um dinheirinho. A premiação de primeiro colocado é R$ 2 mil, que é quase a premiação de um Future (US$ 1.300). E dá o exemplo para o mais novo. Tinha uma garotada de 18 anos que bebia no fim do dia… Só estava jogando 18 para disputar universitário nos Estados Unidos. De que adiantava aquilo para nós? Nós pagando tudo (no Circuito Correios, jogadores têm alimentação e hospedagem pagas pela organização)! No Sub-25, não tem hospedagem, mas tem premiação. Compensamos financeiramente para eles e para nós e passamos a dar esse retorno.

Não é um impacto grande para quem tem 17?
Acredito que não, porque o menino de 17 e 18, ou ele vai para a porrada e vai jogar ou treina melhor ainda para o universitário.

Mas aí a gente volta ao debate que é o aspecto físico do tênis hoje. Um garoto de 25 que está fisicamente bem não perde para um de 17…
Depende. Vamos dar um exemplo: se o Zormann, hoje, jogar um torneio de 25, ele vai ganhar todos. É isso que eu acho legal. Os de 17, Zormann, Rafael Matos e (Gabriel) Hocevar, que estão jogando Futures já, se entrarem no Sub-25 eles ganham todos. A ideia está dando o resultado que a gente queria, que é fazer o guri aprender a jogar o profissional. E não é muito diferente do que a Europa faz. Nós não estamos inventando nada.

É viável termos no Brasil torneios interclubes como na Europa, com equipes contratando jogadores e dando prêmio em dinheiro?
O que está acontecendo hoje? O clube virou lazer. Às vezes, o pessoal cobra, "o Brasil isso, o Brasil aquilo." Nós não temos quadras públicas como a Argentina. Também não somos que nem a Espanha, onde o tênis é feito nos clubes. O nosso clube, hoje, não forma mais ninguém. Outro dia estava conversando com o presidente do Pinheiros. "Nós formamos jogadores", ele disse. De tênis, ele não vai falar isso para mim. Há 15 anos, não existe um jogador do Pinheiros com ponto na ATP. Mas ele não tem culpa, coitado. Se ele colocar uma equipe de quatro meninos ocupando uma quadra por quatro horas, o sócio reclama. A CBT não faz mais evento em São Paulo porque não tem clube para ceder quadra. Deu um rolo no Circuito Correios do ano passado porque o Paineiras não deixava os jogadores entrarem no clube antes do horário do jogo. A gente não tem esses aportes, essas ajudas que os outros têm. A gente está tentando, mas não tem quadra pública. Quando tem, a gente não pode usar… O clube é parceiro para outras coisas, mas não é parceiro para a formação.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.