Topo

Saque e Voleio

Frase do dia - Nadal: "Sempre aprendi mais com os êxitos"

Alexandre Cossenza

03/01/2020 18h37

Quem acompanha o Saque e Voleio há algum tempo sabe que gosto de destacar o quanto o mérito esportivo tem a ver com muito mais do que técnica. Tênis é um esporte que exige golpes precisos e obediência tática, mas também é uma modalidade que reflete nos resultados quem trabalha bem, com os valores certos, fora de quadra.

Por isso, como uma espécie de resolução de Ano Novo, voltarei a destacar aqui, sempre que julgar interessante, frases que demonstram caráter, profissionalismo e que servem de exemplo para qualquer um de nós, em qualquer que seja nossa área de atuação. Todos estes posts serão facilmente encontrados na categoria Frase do Dia, que pode ser acessada na busca no blog, no canto superior direito.

A primeira "Frase do Dia" deste 2020 vem de Rafael Nadal, em entrevista ao canal IB3, das Ilhas Baleares. Ele fala sobre como, com uma bela dose de autocrítica, podemos aprender mais com nossos acertos do que com os fracassos. A entrevista foi traduzida para espanhol pelo site Punto de Break e publico este trecho aqui, em português.

"Se você não é uma pessoa arrogante, creio que é mais fácil aprender com os êxitos. Se você é coerente e tem uma boa capacidade de autocrítica, os êxitos não te fazem perder essa realidade, você sabe que sempre precisa melhorar. Isso é o que te permite treinar e competir com uma determinação que te leva a colocar em prática tudo isso que precisa melhorar. Quando você perde essa confiança pessoal, é muito mais complicado fazer essas coisas que são mais difíceis de fazer. Com confiança, a falha é mais tolerável do que sem ela. Por isso, sempre aprendi mais com o êxitos do que com meus fracassos. Deste ano (2019), levo o aprendizado de estar sempre alerta, saber que sempre há um pouco de luz quando parece que está tudo escuro, mas é preciso estar ali. Se você tenta e faz tudo que pode, cedo ou tarde o resultado chega."

Torne-se um apoiador do blog e tenha acesso a conteúdo exclusivo (posts, podcasts e newsletters semanais) e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.