Topo

Saque e Voleio

Podcast Saque e Voleio: S01E39

Alexandre Cossenza

15/11/2019 15h33

O 39º episódio do podcast Saque e Voleio, no ar para apoiadores do blog, traz uma análise do caso da jovem brasileira Camila Bossi, de 16 anos, que foi flagrada em um exame antidoping em março deste ano, durante o WTT de US$ 25 mil em Campinas, e acabou pegando seis meses de suspensão – uma punição que só foi tão branda por causa da idade e, acreditem, da falta de educação sobre doping da jovem.

No podcast, lembro os muitos casos recentes de doping no tênis brasileiro, de Fernando Romboli em 2012 até Bia Haddad Maia, em 2019 (a paulista cumpre suspensão provisória e aguarda audiência, que deve ser realizada em dezembro), e explico a relação entre eles – principalmente os de Demoliner, Bellucci e Marcondes – e o de Camila, que também argumentou contaminação dos suplementos feitos por uma farmácia de manipulação.

Por fim, lembro de como a CBT anunciou recentemente que o Brasil será parte do chamado Road to Wimbledon. Do minha opinião sobre relevância da parceria, e volto a comentar o estado do tênis brasileiro e a falta de iniciativas que criem alicerces de verdade para modalidade no país. Antes de acabar, ainda cito (sem comparar exatamente) o exemplo atual da Itália, que tem um calendário cheio e condições para o tênis de desenvolva no país, mesmo sem uma federação rica. Cito Berrettini, Fognini, Sinner e os muitos torneios italianos e o papel que cada um cumpre na grande engrenagem das coisas.

Quem já apoia o Saque e Voleio pode acessar o link para o episódio lá no Mural do Apoia.se. Quem mais quiser curtir o podcast pode aproveitar a ocasião para começar a apoiar o blog (com R$ 15 mensais, você tem direito a conteúdo exclusivo e newsletter semanal, além de brindes e promoções). Basta visitar o Apoia.se, conhecer melhor o programa de financiamento coletivo recorrente do Saque e Voleio e fazer sua contribuição.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.