Topo

Saque e Voleio

Brasil Open será substituído por ATP em Santiago, diz jornal chileno

Alexandre Cossenza

16/10/2019 06h21

Presente no calendário do tênis mundial desde 2001, quando Gustavo Kuerten era número 1 do mundo e o evento era disputado na Costa do Sauípe, na Bahia, o Brasil Open será substituído por um ATP em Santiago já em 2020. A informação é do jornal La Tercera, que afirma que a Octagon, dona dos direitos, está levando seu ATP 250 para a capital chilena.

A publicação afirma que a mudança será oficializada no dia 20 de novembro, quando a ATP ratificará o acordo para alterar seu calendário de 2020. Por enquanto, o site da entidade ainda mostra o Brasil Open na data de 24 de fevereiro. Antes disso, um supervisor da ATP visitará o local do novo torneio chileno, que terá como arena principal a Court Central do Estadio Nacional.

O Brasil Open teve dias de glória na década passada, quando Gustavo Kuerten era presença frequente, e no começo dos anos 2010, quando o torneio foi levado para São Paulo. Em 2012, o evento teve nomes como David Nalbandian, Juan Carlos Ferrero, Fernando González, Nicolás Almagro, Gilles Simon e Fernando Verdasco. Em 2013, Rafael Nadal foi a principal estrela e fez a final contra Nalbandian.

A partir de 2014, porém, o cenário se complicou para o torneio paulista. O evento teve a data invertida com o ATP 250 de Buenos Aires e passou a ser realizado na mesma semana que os ATPs 500 de Acapulco e Dubai. Ficou mais difícil atrair nomes de peso e, aos poucos, o torneio perdeu relevância no circuito. Em 2019, teve uma das chaves mais fracas do circuito mundial, com apenas um top 40 (o português João Sousa, #40 do mundo).

Procurei a Koch Tavares assim que vi a notícia do La Tercera e aguardo uma posição da promotora para atualizar este post.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.