Topo

Saque e Voleio

Podcast Saque e Voleio: S01E22

Alexandre Cossenza

25/07/2019 11h28

O 22º episódio do podcast Saque e Voleio, no ar para apoiadores do blog, chega comentando uma notícia triste: a suspensão provisória por doping de Beatriz Haddad Maia. Também aproveito para falar sobre o Hall da Fama Internacional do Tênis e as recentes entradas de Na Li, Mary Pierce e Yevgeny Kafelnikov.

Sobre Bia, falo sobre o que já foi revelado sobre o caso: quais são as substâncias apontadas em seu exame, o direito de defesa da brasileira, até quando vai a suspensão provisória. Lembro das punições recentes a atletas flagrados com o mesmo tipo de substância, falo dos casos recentes de problemas físicos da número 1 do Brasil e de como as punições recentes a Demoliner, Bellucci e Marcondes podem pesar muito contra Bia. Abordo ainda os possíveis cenários levando em conta o que se sabe até agora e, por fim, aproveito para falar de como surge uma cultura de doping no tênis brasileiro e como pouco vem sendo feito para mudar isso.

No que diz respeito ao Hall da Fama, falo de minha visita ao local em 2012 e de como os tenistas são eternizados por mais motivos (inclusive popularidade) do que apenas o tênis. Falo sobre o que pesou contra Kafelnikov (acusações e comportamento), que esteve na lista de elegíveis por vários anos, mas nunca recebeu os votos necessários até este ano e reforço minha opinião de que a presença de Na Li e Mary Pierce ajudaram o argumento a favor do russo no Hall da Fama.

Quem já apoia o Saque e Voleio pode acessar o link para o episódio lá no Mural do Apoia.se. Quem mais quiser curtir o podcast pode aproveitar a ocasião para começar a apoiar o blog (com R$ 15 mensais, você tem direito a conteúdo exclusivo e newsletter semanal, além de brindes e promoções). Basta visitar o Apoia.se, conhecer melhor o programa de financiamento coletivo recorrente do Saque e Voleio e fazer sua contribuição.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.