Topo

Saque e Voleio

Nadal doma saques de Querrey e confirma semifinal contra Federer em Wimbledon

Alexandre Cossenza

10/07/2019 14h49

Rafael Nadal voltou a triunfar em Wimbledon. Atuando na Quadra 1, o bicampeão do torneio (2008 e 2010) leu com maestria os saques potentes do americano Sam Querrey, impôs seu tênis do fundo de quadra e, depois de um primeiro set tenso, deslanchou para uma vitória por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/2 e 6/2.

O resultado confirmou a expectativa de muitos quando a chave foi sorteada. Rafa vai fazer a semifinal contra Roger Federer, que também venceu nesta quarta-feira, fazendo 4/6, 6/1, 6/4 e 6/4 sobre o japonês Kei Nishikori. O jogo repetirá o recente encontro de Roland Garros, onde os velhos rivais também duelaram por um lugar na final. Em Paris, Nadal venceu por 3 sets a 0, anotando sua 24ª vitória sobre Federer, que tem 15 triunfos sobre o espanhol.

O jogo de sexta-feira, ainda sem horário marcado (o SporTV transmite ao vivo), será também o quarto entre espanhol e suíço em Wimbledon. Eles fizeram as finais do slam britânico por três anos seguidos, de 2006 a 2008, e Federer venceu as duas primeiras. Nadal venceu a decisão de 2008, um jogo que é considerado por muitos como o melhor da história do tênis. Desde então, os dois não duelaram mais na grama.

A outra semifinal masculina de Wimbledon será entre Novak Djokovic, atual campeão do torneio e número 1 do mundo, e o espanhol Roberto Bautista Agut. O sérvio atropelou o belga David Goffin, enquanto Bautista Agut derrotou o argentino Guido Pella em quatro sets.

Nadal doma Querrey

Na Quadra 1, Nadal não demorou a impor seu jogo de fundo. Quase sempre que conseguiu colocar de volta em jogo o poderoso saque de Querrey, o espanhol levou vantagem. Foi assim já no terceiro game, quando um slice provocou um erro do americano e, em seguida, com um break point, Rafa chamou o rival à rede e executou uma passada de forehand. A parcial, contudo, foi cheia de drama nos games finais, quando o americano passou a agredir mais no serviço do espanhol. Primeiro, Nadal salvou um break point no oitavo game. Depois, Querrey venceu três set points e sobreviveu no nono game, aproveitando o embalo para quebrar Nadal e fazer 5/5 na sequência – após mais um set point. Só que o espanhol conseguiu mais uma quebra para fazer 6/5 e, em seguida, após salvar três break points, fechou em 7/5.

Querrey, que venceu mais de 50% dos pontos com o segundo serviço durante os primeiros quatro jogos que fez nesta edição de Wimbledon, nem chegou perto do mesmo aproveitamento diante de Nadal. Com pouco mais de 20% no quesito, o americano seguiu tendo seu serviço ameaçado frequentemente. Rafa anotou mais uma quebra no terceiro game do segundo set e, depois disso, o jogo não esteve mais equilibrado. O espanhol disparou para fazer 6/2 na parcial e abriu o terceiro set como nova quebra. O americano não conseguiu mais equilibrar as ações.

Federer vira sobre Nishikori

Na Quadra Central, o começo não foi nada bom para Federer, que demorou a calibrar seus golpes e teve de encarar break points no primeiro, no terceiro e no quinto games. O japonês conseguiu a quebra logo no game inicial e, mesmo não conseguindo ampliar a vantagem, manteve a liderança até o fim do set, fazendo 6/4.

Quando a segunda parcial começou, Federer já estava mais afiado, errando menos e agredindo mais. O suíço conseguiu uma quebra já no segundo game, e Nishikori não ameaçou reação na parcial, que terminou em 6/1. O terceiro set foi mais parelho, mas só porque o japonês passou a segurar seus games de serviço. Federer já não tinha mais seu saque ameaçado e conseguiu a quebra decisiva no sétimo game. Nishikori ainda conquistou um break point no décimo game, mas Roger se salvou e fez 6/4 para abrir dois sets a um. O terceiro set foi mais do mesmo. O japonês se segurou o quanto pôde no saque, salvando break points em seguidos games, mas Federer conseguiu a quebra no nono game e fechou a conta em seguida, registrando sua centésima vitória em Wimbledon.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Torne-se um apoiador do blog e tenha acesso a conteúdo exclusivo (posts, podcasts e newsletters semanais) e promoções imperdíveis.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.