Topo

Saque e Voleio

Tsonga saca mal, e Nadal atropela para alcançar as oitavas em Wimbledon

Alexandre Cossenza

06/07/2019 12h27

Dono de um tênis propício a quadras rápidas e um bom histórico em Wimbledon (duas semifinais e duas quartas), além de quatro vitórias em confrontos diretos, Jo-Wilfried Tsonga parecia um belo candidato a dar trabalho para Rafael Nadal. O que aconteceu na Quadra Central neste sábado, porém, passou longe disso. O espanhol dominou as trocas do fundo de quadra, teve u excelente aproveitamento nos games de serviço e, com o adversário sacando mal, registrou uma vitória tranquila por 6/2, 6/3 e 6/2.

Classificado para as oitavas de final de Wimbledon pela nona vez (além de bicampeão, Nadal disputou cinco finais no torneio), o atual #2 do mundo será favoritíssimo para avançar mais uma vez. Seu adversário sairá do jogo entre o português João Sousa (#69) e o britânico Daniel Evans (#61). O favorito para encontrar Nadal nas oitavas era Marin Cilic (#18), mas o croata tombou diante do português na segunda rodada.

O relato

Dono de um jogo agressivo e de ótimos voleios, Tsonga costuma precisar de bons saques para impor seu tênis ofensivo. No fundo de quadra, sem uma grande movimentação, o francês é mais vulnerável. Por isso, quando não encaixou o serviço no quarto game, Tsonga viu Nadal comandar a maioria dos pontos. Quando mandou uma paralela para fora – por muito pouco – cedeu a quebra, e deixou o espanhol ainda mais à vontade em quadra. Vindo de uma importante vitória sobre Nick Kyrgios, Nadal manteve o embalo, vencendo 92% dos pontos com o primeiro saque, e fechando a parcial por 6/2, quebrando Tsonga novamente no oitavo game, com um forehand vencedor após uma dupla falta do francês.

Tsonga, que acertou apenas 48% dos primeiros serviços no set inicial, abriu a segunda parcial com 67% de aproveitamento em seus dois primeiros games de saque. No quinto game do set, entretanto, voltou a precisar jogar ralis e voltou a sofrer. Cometeu seguidos erros e, com uma dupla falta, cedeu novamente a vantagem ao espanhol. O mesmo aconteceu no oitavo game, a Tsonga precisou salvar dois set points para se manter vivo na parcial. No nono, porém, o #2 do mundo, que perdeu apenas dois pontos de saque em toda a parcial, confirmou o serviço e fez 6/3.

O terceiro set foi mais do mesmo. Tsonga já perdeu o serviço no terceiro game, quando jogou uma direita no meio da rede. A essa altura, o francês já não mostrava nem a disposição nem o ânimo do começo do jogo. Nadal, como sempre, viu o momento de fragilidade do oponente e disparou ladeira abaixo. Tsonga só abriu um sorriso quando salvou três match points e venceu seu segundo game na parcial.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Torne-se um apoiador do blog e tenha acesso a conteúdo exclusivo (posts, podcasts e newsletters semanais) e promoções imperdíveis.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.