Topo

Saque e Voleio

Polonês dá trabalho, mas Djokovic garante vaga nas oitavas em Wimbledon

Alexandre Cossenza

05/07/2019 14h18

Novak Djokovic e o polonês Hubert Hurkacz, número 48 do mundo, se enfrentaram na primeira rodada de Roland Garros, pouco mais de um mês atrás. O sérvio, que venceu com folga em Paris, agora teve mais trabalho e até perdeu um set, mas não teve sua sobrevivência ameaçada, voltou a vencer e garantiu seu lugar nas oitavas de final do Torneio de Wimbledon. As parciais foram de 7/5, 6/7(5), 6/1 e 6/4.

Em busca de seu quinto título no All England Club (foi campeão em 2011, 2014, 2015 e 2018), o atual número 1 do mundo agora espera para conhecer seu próximo adversário, que sairá do jogo entre o jovem canadense Félix Auger-Aliassime, #21 aos 18 anos, e o francês Ugo Humbert, 21 anos, #66 do mundo. Vice-campeão do Rio Open, o canadense é o favorito.

O relato

O duelo já começou bem diferente do encontro recente em Roland Garros. No saibro francês, Nole bateu Hurkacz na primeira rodada por 6/4, 6/2 e 6/2. Nesta sexta, aproveitando-se da velocidade da grama, que ajuda seus saques, o polonês deu muito mais trabalho já no set inicial. Não fosse o break point salvo pelo #1 no quarto game, o cenário poderia ter sido muito diferente. A partida seguiu parelha até o 11º game, quando Djokovic teve uma pitada de sorte. Com o game em "iguais", após Hurkacz salvar três break points, uma bola fita do sérvio deixou o rival sem ação. Na sequência, o favorito venceu uma longa troca de bolas e chegou à quebra. Com o saque, fechou o set em 7/5.

O polonês de 1,96m de altura seguiu lutando e usando seu saque para manter o jogo equilibrado. Djokovic tinha vantagem nos ralis, mas nem sempre conseguia forçar a rival às troca de bola. Foi assim que Hurkacz salvou três break points no sétimo game. O número 1 bobeou no 12º game, cometendo dois erros não forçados seguidos e cedendo dois set points. Hurkacz, que ganhou um lindo ponto mergulhando para fazer um voleio (veja no tweet acima), não conseguiu converter. Errou a devolução no primeiro saque e uma direita fácil no segundo. A decisão foi para o tie-break, e desta vez a sorte esteve ao lado do polonês. Com Djokovic sacando em 5/5, uma bola do polonês tocou na fita e deixou o sérvio em situação ruim junto à rede. Hurkacz fez a passada e abriu 6/5. Com mais um ótimo saque e uma direita vencedora, fez 7/6(5) e deixou o placar igualado.

O azarão só não conseguiu manter o nível de seu tênis, e um game ruim logo no começo do terceiro set tirou a pressão de Djokovic, que finalmente conseguiu outra quebra e abriu 3/0. A vantagem fez o sérvio jogar ainda mais solto, enquanto Hurkacz não conseguia retomar o tênis de antes. Com mais boas devoluções e um tênis consistente, rapidamente fez 6/1, mandando o recado de que o polonês teria que fazer muito mais para derrotá-lo. Hurkacz, contudo, não tinha mais de onde tirar. Djokovic abriu frente com uma quebra no terceiro game e só precisou administrar depois disso.

Vice-campeão dá adeus

O sul-africano Kevin Anderson, número 8 do mundo e finalista de Wimbledon no ano passado, foi eliminado nesta sexta-feira. Ele paro diante de uma atuação soberba do argentino Guido Pella, #26, que fez 6/4, 6/3 e 7/6(4). Será a primeira vez de Pella nas oitavas de um slam. Antes, ele já havia chegado à terceira rodada duas vezes (Wimbledon/2018 e US Open /2018).

Fazendo a melhor temporada de sua carreira, o argentino chego a Wimbledon sem uma vitória sequer na grama. Ele jogou os ATPs de Halle e Eastbourne e foi eliminado na estreia em ambos. Por outro lado, Pella somou resultados de respeito no saibro. Conquistou o título do Brasil Open, em São Paulo, foi vice-campeão em Córdoba, semifinalista em Buenos Aires e quadrifinalista em Monte Carlo, Barcelona e Munique.

Seu próximo adversário será o canadense Milos Raonic, que vem de vitória sobre o americano Reilly Opelka por 7/6(1), 6/2 e 6/1.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.