Topo

Saque e Voleio

Federer passa fácil por convidado da casa e fica a três jogos de marca centenária em Wimbledon

Alexandre Cossenza

04/07/2019 12h12

Roger Federer entrou na Quadra 1 de Wimbledon nesta quinta-feira com um retrospecto impecável contra tenistas convidados: nove vitórias em nove jogos em torneios do Grand Slam. Não foi diferente diante do britânico Jay Clarke, número 169 do mundo. O suíço impôs seu jogo desde os primeiros minutos e triunfou por 6/1, 7/6(3) e 6/2.

A vitória foi a 97ª de Federer no All England Club – um recorde na Era Aberta. Classificado para a terceira rodada, Roger vai alcançar a marca de 100 triunfos se chegar às semifinais. Seu próximo oponente vai sair do jogo entre os franceses Lucas Pouille, #28, e Gregoire Barrere, #116. Federer e Pouille já se enfrentaram uma vez, no Masters 1000 de Paris, em 2014, e o suíço venceu por 6/4 e 6/4. Barrere nunca duelou com o suíço.

Trabalho só no segundo set

A diferença de nível – e de nervos – ficou evidente já nos primeiros minutos. Enquanto Federer confirmou seu primeiro saque de zero, abrindo o placar, Clarke cometeu três duplas faltas, perdeu seguidos game points e acabou com o saque quebrado. Com dez minutos de jogo, o suíço já tinha 3/0 de frente. EM menos de meia hora, o placar mostrava 6/1.

O máximo que Clarke conseguiu no primeiro set foram dois break points quando Federer sacava em 3/1. A segunda parcial, porém, foi bem diferente. Clarke conseguiu melhor aproveitamento nos games de saque, vencendo 80% dos pontos com o segundo serviço, e conteve a ameaça do suíço. Roger também cuidava bem de seu saque, e a decisão foi para o tie-break. O tenista da casa até abriu vantagem quando Federer cometeu um erro bobo, jogando um voleio na rede. Clarke, no entanto, perdeu os dois pontos seguintes no seu serviço, e Federer tomou as rédeas do game de desempate, fazendo 7/6(3).

Quando perdeu o tie-break, o jovem Clarke, de 20 anos, aparentemente perdeu também a esperança. Federer anotou uma quebra no segundo game da terceira parcial, abri 3/0 na sequência e, depois disso, cavalgou ladeira abaixo até carimbar sua vaga na terceira rodada.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.