Topo

Saque e Voleio

Em jogão com ace 'por baixo', bolada e encarada, Nadal elimina Kyrgios e avança em Wimbledon

Alexandre Cossenza

04/07/2019 15h52

A expectativa era enorme, não só por colocar jogadores do nível de Rafael Nadal e Nick Kyrgios frente a frente já na segunda rodada de Wimbledon, mas pelo ambiente nada amistoso entre eles. E quando a primeira bolinha entrou em jogo, a partida não decepcionou. Além de um altíssimo nível de tênis, o clima foi quente. Houve troca de farpas com o árbitro e até uma bolada de Kyrgios em Nadal, respondida com uma encarada do espanhol. Teve também ace em saque por baixo de Nick e passadas incríveis de Rafa. No fim, o número 2 do mundo fez a diferença com sua solidez do fundo de quadra, ganhando dois tie-breaks e registrando um triunfo por 6/3, 3/6, 7/6(5) e 7/6(3), que lhe valeu uma vaga na terceira rodada de Wimbledon.

A animosidade começou em fevereiro, quando Nadal foi superado pelo australiano no ATP de Acapulco. Na ocasião, disse que Nick não respeita o esporte nem o público. Toni, tio e ex-técnico de Nadal, chamou Kyrgios de mal-educado. O australiano, que declarou ter ido a festas madrugada adentro todas noites durante aquele torneio, rebateu dizendo que Nadal é esquentado e sua opinião muda de acordo com o resultado de um jogo. Kyrgios, aliás, também foi visto por jornalistas em um pub na região de Wimbledon na noite de ontem. Foi esse histórico que "entrou em quadra" nesta quinta.

Depois da dura vitória desta quinta, Nadal terá outro rival fortíssimo pela frente: Jo-Wilfried Tsonga, ex-top 10 e semifinalista de Wimbledon em 2011 e 2012. Atual #72 do mundo, o francês vem de vitórias sobre Bernard Tomic e Ricardas Berankis nesta edição do torneio. Ele e Nadal já duelaram 12 vezes, e o espanhol triunfou em oito. Tsonga venceu o único encontro na grama, que aconteceu as quartas de final do ATP de Queen's, em 2011.

Nadal começa afiado

Quem abriu o duelo calibrado foi Nadal, que quebrou o poderoso serviço de Kyrgios já no segundo game, disparando três winners. O espanhol fez 3/0 na sequência e até então o australiano havia vencido apenas três pontos. Embora com dificuldades nos games de devolução, o australiano entrou no jogo. Bem a seu estilo, reclamou com o árbitro da demora de Nadal a voltar dos intervalos e até fez um ace sacando por baixo (veja no tweet abaixo), mas o espanhol seguiu firme no serviço e, com uma ótima subida à rede, fez 6/3. Kyrgios venceu apenas três pontos no saque do #2 do mundo.

O cenário mudou rapidamente no início da segunda parcial. Graças a um par de direitas precisas, Kyrgios quebrou o serviço de Nadal no segundo game. No terceiro, o australiano salvou dois break points com pontos perfeitos, definidos com uma curtinha e um voleio dificílimo.O espanhol seguia melhor na maioria dos ralis, mas Kyrgios se segurava com o serviço – e usou mais um saque por baixo para abrir 4/1. No sétimo game, porém, errou uma curtinha e um smash de backhand, e Nadal não perdoou, devolvendo a quebra. Só que o australiano deu uma resposta rápida, com mais um game brilhante. Encaixou dois lindos voleios, uma direita vencedora a mais de 160 km/h (abaixo) e quebrou mais uma vez. Na sequência, confirmou o saque e devolveu o 6/3.

Ofensas ao juiz

As seguidas reclamações de Kyrgios lhe renderam uma punição por conduta antiesportiva. Revoltado com a advertência, o #43 do mundo disparou ao árbitro de cadeira: "Você acha que é importante. Você não tem ideia do que está acontecendo. Você é uma desgraça!", disparou, segundo relatou a BBC.

O terceiro set foi mais parelho desde o início. Durante 12 games, Nadal e Kyrgios confirmaram seus serviços sem sequer ceder break points. Os pontos vencidos pelos devolvedores eram raros. O jogo esquentou ainda mais no nono game, quando o australiano disparou uma direita violenta no corpo do espanhol, que estava junto à rede (veja abaixo). Nadal respondeu com uma encarada e chamou a torcida ao confirmar o serviço.

A decisão só veio no tie-break, e o #2 do mundo foi impecável. Primeiro, conquistou um mini-break com um forehand no contrapé do rival. Depois, com Kyrgios sacando em 2/4, fez um belo voleio que o oponente não conseguiu devolver em quadra. Nick devolveu um mini-break com uma paralela de direita e salvou dois set points com seu serviço, mas Rafa fechou a parcial com um forehand indefensável: 7/6(5).

O quarto set foi bem parecido com o terceiro, com os sacadores levando vantagem e nenhum break point. O máximo que Nadal conseguiu foi levar Kyrgios a 30/30 em dois games. Em ambos, contudo, o australiano disparou aces e confirmou seus serviços. Logo, foi necessário outro tie-break. Kyrgios abriu o game de desempate errando um voleio fácil, colado na rede, e cedendo um mini-break. Nadal confirmou seus serviços, abrindo 3/0 e, mais tarde, 5/2. Kyrgios ainda jogou uma direita longa, cedendo ais um mini-break. Nadal não perdoou e fechou a partida.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.