Topo

Saque e Voleio

Djokovic domina com as devoluções e passa fácil à terceira rodada em Wimbledon

Alexandre Cossenza

03/07/2019 15h27

Novak Djokovic mostrou mais uma vez por que tem a melhor devolução do circuito mundial. Na grama de Wimbledon, onde os saques fazem tanta diferença, o número 1 do mundo dominou o serviço do americano Denis Kudla, #111 do planeta, anotando sete quebras de saque e rumando para uma vitória confortável por 6/3, 6/2 e 6/2.

Em busca de seu quinto título no All England Club, o campeão de 2011, 2014, 2015 e 2018 vai enfrentar na terceira rodada o polonês Hubert Hurkacz, 22 anos, #48 do mundo e que faz a melhor temporada da carreira. Os dois duelaram recentemente, na primeira rodada de Roland Garros, e Nole triunfou com facilidade por 6/4, 6/2 e 6/2.

O relato

Os primeiros minutos foram um atropelo. Djokovic acertava tudo e se defendia bem, enquanto Kudla somava mais erros do que winners. O sérvio rapidamente abriu 5/0 e parecia rumar para um atropelo, mas bastou uma leve queda de nível para a história da parcial mudar. O americano devolveu uma das quebras e encostou no placar. Na grama, porém, quebrar Djokovic dois games seguidos não é nada fácil, e Nole confirmou para fazer 6/3.

O segundo set não foi tão diferente assim, Djokovic continuava fazendo estrago nos games de devolução. O sérvio venceu quatro games seguidos para abrir 4/1 com duas quebras de vantagem. De novo, perdeu seu serviço – agora com uma madeirada de direita no break point – mas nada que preocupasse. Nole quebrou Kudla mais uma vez no sétimo game e, em seguida, fez 6/2.

Até então, Djokovic havia vencido mais de 50% dos pontos com a devolução. Kudla não encontrava saídas. Mesmo quando encaixava o primeiro saque, vencia apenas 55% dos pontos (com o segundo, o aproveitamento caía para menos de 30%). A dinâmica do jogo não mudou na terceira parcial. Nole anotou mais uma quebra no game inicial – a sexta da partida – e seguiu comandando as ações ate fechar a partida.

Mesmo sem mostrar um tênis espetacular do início ao fim, deixou claro que as devoluções estão calibradas e prontas para encarar qualquer sacador que apareça pela frente.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Torne-se um apoiador do blog e tenha acesso a conteúdo exclusivo (posts, podcasts e newsletters semanais) e promoções imperdíveis.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.