Topo

Saque e Voleio

Nadal encerra conto de fadas argentino e vai às quartas em Roland Garros

Alexandre Cossenza

02/06/2019 13h00

Até a semana passada, Juan Ignacio Lóndero jamais havia disputado um slam. O argentino de 25 anos, número 78 do mundo, chegou a Roland Garros e foi vencendo. Derrubou o cabeça 15, Nikoloz Basilashvili na estreia. Depois, bateu o experiente Richard Gasquet. Na terceira rodada, despachou o promissor Corentin Moutet em cinco sets. Lóndero vai se aproximar do top 50 e embolsar € 243 mil pela campanha.

O conto de fadas do argentino chegou ao fim neste domingo, quando Rafael Nadal desfez o encanto da carruagem de Lóndero, que virou abóbora em pouco mais de 2h, com parciais de 6/2, 6/3 e 6/3. O espanhol, que vai completar 33 anos nesta segunda-feira, avança para as quartas de final e aguarda o jogo entre o japonês Kei Nishikori e o francês Benoit Paire para conhecer seu próximo adversário.

O relato

Nadal mandou uma mensagem rápida e clara nos games iniciais, perdendo só dois pontos com o serviço e quebrando Lóndero. Depois de abrir 3/0, o espanhol só foi ameaçado no quinto game, mas salvou três break point jogando um tênis impecável e fez 4/1. O argentino não se intimidou e seguiu tentando fazer seu jogo, atacando na medida do possível. Não foi o suficiente, e Nadal voltou a quebrar para fazer 6/2.

O segundo set foi mais equilibrado por mais tempo. O espanhol não fazia uma partida espetacular, mas Lóndero errava pouco, alongava pontos e tentava encontrar uma maneira de desestabilizar o favorito. Não conseguiu. O número 2 do mundo finalmente conseguiu uma quebra no sexto game, graças a um smash para fora do argentino. Lóndero seguiu forçando e salvou dois set points no oitavo game, mas Nadal confirmou no nono sem drama: 6/3

Nada mudou no terceiro set. Nadal continuou superior e, apesar da luta e de games longos forçados pela resistência de Lóndero, nada tirou o espanhol de sua rota rumo às quartas de final. Como prêmio de consolação, o argentino foi recompensado com uma quebra de saque, quando Nadal já liderava por 4/1 e cometeu seguidos erros não forçados. Foi muito pouco, porém, para mudar o jogo.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.