Topo

Saque e Voleio

Federer domina argentino, completa parte 'fácil' de Roland Garros e vai às quartas

Alexandre Cossenza

02/06/2019 10h24

Quando a chave de Roland Garros foi sorteada, já era possível prever: Roger Federer teria uma caminhada relativamente tranquila, sem adversários de peso, até as quartas de final. Só a partir de então viriam os grandes problemas para o suíço. Foi exatamente o que aconteceu até agora. Neste domingo, o atual número 3 do mundo dominou o argentino Leo Mayer (#68) por 6/2, 6/3 e 6/3, completando essa primeira parte menos complicada do torneio e garantindo seu lugar nas quartas de final.

Antes de superar Mayer, Federer já havia derrotado o italiano Lorenzo Sonego (#74), o lucky loser alemão Oscar Otte (#144) e o norueguês Casper Ruud (#63) sem perder sets. O próximo obstáculo do suíço em Paris tem tudo para ser bem mais difícil de transpor. Seu adversário será o compatriota Stan Wawrinka, campeão de Roland Garros em 2015, que venceu uma partida de 5h09min contra o grego Stefanos Tsitsipas, #6 do mundo: 7/6(6), 5/7, 6/4, 3/6 e 8/6.

Roger leva enorme vantagem no confronto direto com Stan, somando 22 triunfos em 25 encontros. As três vitórias de Wawrinka, contudo, vieram no saibro. A última delas foi justamente o último revés de Federer em Roland Garros. Aconteceu nas quartas de final de 2015, ano do título de Stan.

O relato

Antes da partida, havia a expectativa de Mayer nem entrar em quadra por causa de um incômodo muscular na perna esquerda. O argentino foi para a luta mesmo assim e, se as dores incomodaram ou não, o certo é que ele pouco deu trabalho a Federer. O suíço anotou uma quebra de saque logo no primeiro game e jogou tranquilo até fechar a primeira parcial por 6/2, em 34 minutos.

O segundo set não foi muito diferente. Federer novamente quebrou o serviço de Mayer no primeiro game e jogou administrando a vantagem, controlando a partida com seu saque. O argentino venceu apenas quatro pontos com a devolução em toda a parcial e não conseguiu sequer ameaçar. Outra quebra no nono game, cortesia de um par de erros não forçados de Mayer, selou o set em 6/3.

O azarão resistiu por mais tempo no terceiro set, mas não fez muita diferença. A quebra de Federer veio só no sexto game, depois de uma direita longa de Mayer e um forehand vencedor do suíço que pegou o oponente no contrapé. O placar passou a mostrar 4/2 e, com o campeão de 2009 sacando bem, não houve nada que o argentino conseguisse fazer.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.