Topo

Saque e Voleio

Promessa americana derruba Serena em Paris vai às oitavas pela primeira vez num slam

Alexandre Cossenza

01/06/2019 15h17

Sofia Kenin, 20 anos e número 35 do mundo, chegou a Roland Garros sem jamais ultrapassar a terceira rodada de um torneio do Grand Slam. Neste sábado, a americana nascida em Moscou não só conseguiu conquistar uma vaga nas oitavas de final, mas o fez com uma atuação maiúscula, superando vaias da torcida francesa e até uma encarada da supercampeã Serena Williams.

Por 6/2 e 7/5, a jovem que foi número 2 do mundo como juvenil e vice-campeã do US Open da faixa etária deu um enorme passo em sua trajetória como profissional e vai encontrar nas oitavas australiana Ashleigh Barty, cabeça de chave 8 do torneio, que superou a alemã Andrea Petkovic por 6/3 e 6/1. O triunfo também praticamente garante a Kenin sua entrada no top 30, alcançando o melhor ranking de sua carreira

O relato

Desde as primeiras trocas de bola, ficou claro que Serena teria problemas para impor sua potência contra os igualmente pesados golpes de fundo de quadra de Kenin. A questão era ver se a desafiante teria consistência para se manter no jogo contra a supercampeã. Pois a #35 do mundo teve um break point já no primeiro game, mas a ex-número 1 se salvou com um ace. No quinto game, porém, Kenin teve mais chances. No quinto break point, concretizou com uma curtinha que fez Serena escorregar no fundo de quadra.

Sem se intimidar diante da favorita, Kenin continuou batendo forte e mandando bolas fundas, mas também variando com curtinhas e executando passadas com a rival à rede. Foi assim que a jovem anotou mais uma quebra – no sétimo game – para abrir 5/2 em meia hora de jogo. Oito minutos depois, confirmou um game longo para fazer 6/2.

A confiança de Kenin continuou no início do segundo set. Comemorando intensamente cada ponto, a desafiante quebrou o serviço de Serena no primeiro game e, na sequência, saiu de 0/30 para abrir 2/0. A veterana de 37 anos só voltou a confirmar um saque no terceiro game da segunda parcial, depois de perder sete games seguidos.

Provocações e torcida contra Kenin

Foi só no sexto game que Kenin, pressionada por boas devoluções de Serena, teve sua vantagem ameaçada. A jovem ainda salvou três break points, mas finalmente sucumbiu ao mandar um backhand na rede. No sétimo game, a partida ganhou ainda mais "calor". Kenin contestou uma bola na linha de Serena e foi vaiada pelo público. Serena, então, disparou um ace na sequência e encarou a compatriota com um olhar desafiador.

Nem a encarada de Serena nem as vaias do público francês desestabilizaram Kenin. A desafiante confirmou o saque sem drama no oitavo e no décimo games, jogando a pressão para o lado de Serena. A ex-número 1 vacilou no 11º game ao cometer dois erros não forçados e ceder dois break points. Kenin aproveitou. Na segunda chance, chegou à quebra com uma devolução vencedora.

Na hora de sacar para fechar, um pequeno vacilo: um erro bobo com o placar em 30/30. Kenin, porém, salvou o break point e, um par de winners de backhands depois, concretizou a zebra.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.