Topo

Saque e Voleio

Nadal tem começo fulminante, mas perde set para Goffin antes de avançar às oitavas em Paris

Alexandre Cossenza

31/05/2019 14h15

Rafael Nadal venceu 12 dos primeiros 14 pontos, somou oito games vencidos contra um de David Goffin e, sufocando o belga #29 do mundo no começo do jogo, parecia rumar para mais um triunfo inquestionável em busca de seu 12º título em Roland Garros. Não foi bem assim. O desafiante fez um terceiro set perfeito e exigiu mais de Rafa. O #2 do mundo, eventualmente, deu a resposta e venceu um jogo duro por 6/1, 6/3, 4/6 e 6/3 para passar às oitavas de final do slam parisienese.

Atual campeão do evento, Nadal não perdia um set em Roland Garros desde as quartas de final do ano passado, diante do argentino Diego Schwartzman. Depois disso, bateu Juan Martín del Potro na semi e Dominic Thiem na decisão com facilidade. Este ano, passou pelas duas primeiras rodadas sem ceder sets e somava 17 parciais vencidas em sequência até esta sexta-feira.

O próximo adversário do número 2 do mundo em Paris será o argentino Juan Ignacio Londero, #78 e campeão do ATP 250 de Córdoba este ano, que derrubou a promessa francesa Corentin Moutet, #110 aos 20 anos, por 2/6, 6/3, 6/4, 5/7 e 6/4.

O relato

Nadal começou o jogo apostando em bolas altas e profundas desde a primeira bola de cada ponto. O plano era empurrar David Goffin para trás e forçar o belga, que usa bolas mais retas, a arriscar em golpes de menor porcentagem de acerto. A estratégia funcionou desde o começo. Goffin não conseguia agredir as bolas fundas do espanhol, e Nadal aguardava uma bola mais curta do rival para tomar a dianteira dos pontos. O jogo foi assim por nove games, com Nadal vencendo oito deles e abrindo 6/1 e 2/0.

Aos poucos, Goffin foi conseguindo agredir mais e, principalmente, encontrar o backhand do favorito. Isso equilibrou a partida momentaneamente, mas não impediu outra quebra de Nadal para fazer 6/3 na segunda parcial. Até ali, o jogo tinha só 1h13min de duração, e o belga havia vencido apenas oito pontos no saque de Rafa. Nadal somava 21 winners contra sete de Goffin, e o belga errava muito mais (17 a 7).

O terceiro set foi o mais duro, com Goffin salvando três break points e mantendo o serviço no segundo game. O belga já cometia menos erros, mas ainda lhe faltava incomodar o serviço do favorito. No nono game, porém, veio a chance após duas falhas de Rafa. O belga, então, acertou uma direita vencedora para conquistar o primeiro break point. Com outra direita, quebrou o serviço para fazer 5/4 e, na sequência, forçar o quarto set. Uma recompensa a uma parcial quase perfeita de Goffin, com 17 winners e apenas quatro erros não forçados.

Manter esse tipo de consistência no saibro contra Nadal é para poucos, e Goffin cometeu dois erros não forçados (metade de seu total no terceiro set!) no quarto game. Foi o bastante para o #2 do mundo aproveitar e abrir 3/1. Desta vez, o belga não teve outra chance. Nadal manteve a liderança e fechou a partida sem titubear.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.