Topo

Saque e Voleio

Nadal perde só sete games e vai à terceira rodada em Roland Garros

Alexandre Cossenza

29/05/2019 09h46

É bem verdade que o sorteio da chave facilitou na teoria a vida de Rafael Nadal nas primeiras rodadas de Roland Garros, mas é mérito do espanhol passar esse favoritismo todo do papel para a prática. O número 2 do mundo voltou ao torneio em forma exuberante nesta quarta-feira, sufocando seu adversário, o qualifier alemão Yannick Maden (#114 do ranking).

Rafa venceu os cinco primeiros games, mostrando a todos que não pretende desperdiçar tempo na primeira semana do torneio, e completou uma vitória inquestionável por 6/1, 6/2 e 6/4 em 2h09min de jogo. O espanhol agora ruma para um desafio que promete ser mais exigente. Na terceira rodada, ele vai enfrentar o belga David Goffin (#29), que derrubou o sérvio Miomir Kecmanovic na segunda fase por 6/2, 6/4 e 6/3.

O relato

Não foi exatamente um começo de jogo rápido, mas Nadal mostrou sua forma e venceu todos os pontos importantes diante de um Maden que não conseguia se sentir à vontade e quadra e nem encontrar uma maneira de incomodar o favorito. Como sempre ditando os pontos do fundo de quadra, o 11 vezes campeão venceu os cinco primeiros games e fechou o primeiro set rapidamente, sem ceder break points.

O começo da segunda parcial foi daqueles para tirar o ânimo de qualquer oponente. Nadal venceu sete dos nove primeiros pontos, quebrou Maden no primeiro game e novamente ficou em posição confortável para distribuir o jogo. O alemão só conseguiu vencer três pontos com a devolução em toda a parcial, e o espanhol fez 6/2 sem drama.

O terceiro set, porém, foi bem diferente. Em duas ocasiões, Nadal conseguiu uma quebra de vantagem e pareceu prestes a disparar na frente novamente. O espanhol, contudo, jogou dois games de saque ruins, cometendo até duas duplas faltas, e permitiu que Maden igualasse o placar em 4/4. Foi aí que acabou a reação do alemão. Sem ter seu jogo de fundo afetado pelo mau momento no serviço, o favorito voltou a quebra, abriu 5/4 e, desta vez, não bobeou, fechando o jogo no décimo game.

Opinião

Até agora, Nadal fez o que se esperava dele. As vitórias sobre os qualifiers Hanfmann (6/2, 6/1 e 6/3) e Maden eram mais do que esperadas. Ninguém imaginava que o espanhol encontraria problemas até aqui. Por outro lado, é importante ver que Rafa não relaxou com a chave. À exceção de um pequeno trecho do terceiro set se hoje, jogou em altíssimo nível do começo ao fim de ambos duelos, perdeu pouquíssimos games e saiu de quadra rápido – para seus padrões! – nas duas ocasiões. Não dava para esperar muito mais do que isso. Seu Roland Garros até agora é excelente.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.