Topo

Saque e Voleio

Federer doma devoluções de alemão e vai à terceira rodada em Roland Garros

Alexandre Cossenza

29/05/2019 12h53

O alemão Oscar Otte, número 114 do mundo, até que se mostrou um rival digno e deu trabalho, mas Roger Federer viveu mais uma jornada impecável com seu saque, deu pouquíssimas chances às ótimas devoluções do oponente e carimbou sua vaga na terceira rodada de Roland Garros com uma vitória por 6/4, 6/3 e 6/4, em 1h36min.

Além de disparar cinco aces, o suíço, campeão do torneio em 2009 e atual número 3 do mundo, encaixou 75% de primeiros saques e ganhou 75% dos pontos com o fundamento. Os números foram fundamentais diante de um oponente que tentou agredir o tempo todo e, de vez em quando, até machucou o suíço com as devoluções. Nos três sets, Roger cedeu quatro break points e salvou todos.

Na próxima fase, Federer vai encarar o norueguês Casper Ruud, #63, de 20 anos, que surpreendeu ao eliminar Matteo Berrettini, #31. O italiano foi campeão do ATP 250 de Budapeste, vice no ATP de Munique e vinha de vitórias sobre Lucas Pouille e Alexander Zverev no Masters 1.000 de Roma.

O relato

O alemão de 1,93m de altura ofereceu uma bela resistência nos primeiros games. Dono de um bom saque e bolas pesadas e retas, com pouco top spin, Otte agrediu sempre que pôde. Arriscou nas devoluções, encaixou bons saques e tentou manter Federer em movimento. Foi o bastante para confirmar o serviço sem sustos até o décimo game. O suíço, por sua vez, também se garantia no saque sem complicações e perdeu apenas sete pontos com o fundamento. O azarão só vacilou no décimo game. Sacando em 4/5, cometeu dois erros não forçados e cedeu a quebra que valeu o set ao suíço.

A segunda parcial não foi tão diferente. Otte sobrevivia e mantinha o placar parelho graças a seu serviço e suas bolas pesadas, mas seguia sem chances nos games de saque de Federer. O suíço novamente aproveitou um único game ruim do alemão – que incluiu um erro não forçado e uma dupla falta – e chegou à quebra. Na sequência, com 5/3 de frente, ainda saiu de 15/40, salvando os dois primeiros break points de Otte antes de fechar a parcial.

Otte não mudou a postura no terceiro set e seguiu tentando agredir o suíço. A postura lhe rendeu mais dois break point no quarto game, com Federer sacando em 1/2, mas novamente o veterano jogou um par de pontos perfeitos e se salvou. A consistência do número 3 do mundo acabou prevalecendo outra vez quando, no nono game, Otte mandou uma direita na rede seguida de uma direita longa para ceder a quebra. Federer, implacável, fechou o jogo no game seguinte.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.