Topo

Saque e Voleio

Nadal vence em estreia típica e precisa em Roland Garros

Alexandre Cossenza

27/05/2019 10h34

Quase ninguém acreditava que o qualifier alemão Yannick Hanfmann, 27 anos, número 180 do mundo, seria capaz de incomodar Rafael Nadal na primeira rodada em Roland Garros. Quase todo mundo estava certo. Jogando na quadra Philipe Chatrier, palco de seus 11 títulos em Paris, o número 2 do mundo dominou o jogo do começo ao fim, fez 6/2, 6/1 e 6/3 e avançou sem problemas à segunda rodada do slam parisiense.

Foi um início de torneio típico do espanhol. Aproveitando o tempo bom e a quadra mais seca, Nadal abusou de seu top spin de forehand para manter as bolas altas e dificultar os ataques do alemão. Hanfmann, de fato, não conseguiu incomodar com consistência o favorito. Quando marcou seu primeiro game, já perdia por 3/0 no primeiro set. Na segunda parcial, a história se repetiu, com Nadal abrindo 3/0 e comandando as ações.

O terceiro set não foi tão diferente assim. Hanfmann conseguiu confirmar seu primeiro game serviço, mas foi quebrado logo em seguida. Nadal abriu 3/1 e não olhou mais para trás. O alemão seguiu correndo e tentando, mas não teve sucesso nem batendo forte na bola nem quando tentou curtinhas para tirar o favorito do fundo de quadra.

Favorito e mais cotado nas casas de apostas para chegar a seu 12º título em Roland Garros, Nadal não tem do que reclamar desta segunda-feira. Mostrou um tênis sólido, comandando a maioria das trocas de bola do fundo de quadra, e deixou a Chatrier sem se desgastar demais. Em um torneio de duas semanas, é importante se poupar e conseguir jogar com folga nos primeiros sete dias, com margem para calibrar os golpes e fazer os ajustes necessários. Rafa conseguiu tudo isso em sua primeira exibição.

O próximo adversário de Nadal em Roland Garros será outro qualifier: o alemão Yannick Maden, #114, 29 anos, derrotou o belga Kimmer Coppejans, que também veio do torneio classificatório, por 7/6(0), 7/5 e 6/3.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.