Topo

Saque e Voleio

Consistente e impiedoso, Djokovic também vence estreia com folga em Roland Garros

Alexandre Cossenza

27/05/2019 12h35

Se a primeira impressão é a que fica, Novak Djokovic fez jus ao posto de segundo nome mais cotado ao título de Roland Garros. O sérvio abriu sua participação no torneio deste ano com dois games espetaculares e uma atuação consistente do início ao fim, punindo todos os vacilos de seu adversário, o polonês Hubert Hurkacz, 22 anos, #44 do mundo. Por 6/4, 6/2 e 6/2, o número 1 do mundo avançou sem problemas à segunda rodada.

Os números mostraram a regularidade do sérvio. Djokovic terminou sua estreia somando 27 bolas vencedoras e 15 erros não forçados, contra 21 e 23 de Kurkacz, respectivamente. Na segunda rodada, Nole vai encarar o suíço Henri Laaksonen, #104, que entrou na chave principal como lucky loser (perdeu no qualifying, mas herdou uma vaga por desistência) e bateu o espanhol Pedro Martínez por 6/1, 6/0 e 7/6(4) na primeira rodada.

O relato

Novak Djokovic jogou dez minutos espetaculares e que fizeram a diferença na primeira parcial. Alongando trocas de bola e vencendo ralis, o número 1 do mundo quebrou o saque do polonês no primeiro game e logo abriu 2/0. Aos poucos, Hurkacz foi se sentindo melhor em quadra e equilibrando as ações, pelo menos em seus games de serviço. Djokovic, no entanto, não cedeu um break point e manteve a vantagem até fazer 6/4.

No segundo set, já ficava claro que a consistência de Djokovic faria a diferença. No terceiro game, Hurkacz cometeu três erros não forçados e novamente perdeu o serviço. A desvantagem fez o polonês arriscar mais, e isso só ajudou o plano de jogo do número 1 do mundo. Depois de uma curtinha impecável, Nole viu Hurkacz cometer outro erro que resultou numa quebra de saque.

O placar passou a mostrar 4/1, e foi aí que o sérvio viveu seu único momento ruim do jogo. Cometeu seguidos erros e perdeu o serviço. A resposta, contudo, foi imediata. Diante da possibilidade de ver Hurkacz encostar no placar do set, Djokovic jogou outro belo game e quebrou novamente o saque do rival. Pouco depois, confirmou o seu e fez 6/2.

Se o azarão ainda tinha alguma esperança, ela aparentemente desapareceu no começo da terceira parcial. Djokovic venceu oito dos dez primeiros pontos do set, anotou mais uma quebra e não olhou mais para trás. Ampliou a vantagem com mais uma quebra no sétimo game e, depois, fechou a conta.

Nadal e Federer também avançaram

Até agora, nenhum dos principais candidatos ao título sequer titubeou em suas partidas de estreia. No domingo, Roger Federer passou fácil pelo italiano Lorenzo Sonego: 6/2, 6/4 e 6/4. Nesta segunda, Rafael Nadal fez o mesmo diante do alemão Yannick Hanfmann: 6/2, 6/1 e 6/3.

Outro bem cotado para o título em Paris é o grego Stefanos Tsitsipas, cabeça de chave número 6, campeão do ATP 250 de Estoril e vice do Masters 1.000 de Madri. Ele também avançou em três sets, fazendo 6/2, 6/2 e 7/6(4) sobre o alemão Maximilian Marterer.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.