Topo

Saque e Voleio

Presidente da Câmara britânica cita Federer em debate sobre Brexit

Alexandre Cossenza

14/03/2019 19h36

Não é segredo que o alcance de Roger Federer como ícone do tênis vai muito além do esporte. Isso vale para o mundo inteiro. Até quando políticos estão debatendo parcerias econômicas, o nome do ex-número 1 do mundo pode vir à tona. Foi o que aconteceu ontem na House of Commons, o equivalente britânico à nossa Câmara dos Deputados.

A Casa debatia o sexto relatório de acordos internacionais relacionados ao Brexit, publicado pelo Comitê da União Europeia, e isso incluiu, em determinado momento, a parceria entre a Grã-Bretanha e a Suíça. O país de Federer é, afinal o terceiro maior parceiro econômico do Reino Unido entre os países de fora da UE.

Quando Liam Fox, do Partido Conservador, lembrou a outro parlamentar que a Suíça é o sétimo maior parceiro global da GB, o presidente Bercow fez seu comentário pitoresco: "Não quero dar leveza a esse momento importante, mas é importante não perder o senso de humor. Esse volume de 32 milhões em negócios com a Suíça é muito importante, mas eu sempre digo que a melhor coisa da Suíça não são seus relógios, seus serviços financeiros ou seu chocolate. A melhor coisa da Suíça é Roger Federer." Veja no vídeo acima.

O comentário provocou risos de alguns parlamentares, mas sejamos sinceros: é fácil concordar.

Bercow é fã de tênis e admirador de Federer de longa data (a foto do alto do post foi feita durante um jogo de duplas do ATP Finals de 2013). Segundo o jornal britânico Express, o político entrevistou Federer em 2014 e, durante a conversa, revelou ter assistido a 65 partidas do ex-número 1 naquele ano.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.