Topo

Saque e Voleio

Copa Davis: confiança de Thiago vai continuar fazendo a diferença contra a Bélgica

Alexandre Cossenza

01/02/2019 21h31

Texto de Sylvio Bastos

Na primeira partida do confronto entre Brasil e Bélgica, Thiago Monteiro jogou muito sólido e consistente, derrotando o belga Arthur De Greef por 6/3 e 6/2, fazendo assim o primeiro ponto e também sua primeira vitória jogando em casa.

Thiago buscou os pontos desde o início. Além de ter sacado muito bem, conseguiu sair quebrando o belga nos dois sets, o qua acabou fazendo muita diferença na confiança para o resto do jogo. Jogar mais próximo da quadra também foi um outro detalhe que fez muita diferença. Apesar de ser uma quadra de saibro, a altitude de Uberlândia e a quadra coberta deixaram o jogo bem mais rápido do que o normal. O mais importante de tudo: Thiago jogou muito bem, fez exatamente aquilo que se espera de um jogador com melhor ranking e jogando em casa.

Já na segunda partida, Rogerinho em nenhum momento pareceu estar à vontade. Parecia que as condições estavam incomodando muito. Em alguns momentos, as bolas saíam muito retas. Em outros, muito curtas. Enquanto isso, o belga Coppejans foi ofensivo todo o tempo, quebrando sempre no início dos sets e fechando em 6/4 e 6/4.

Nas duplas de sábado, o Brasil é 100% favorito, a diferença é muito grande. Nas simples, acredito muito que a confiança do Thiago vai continuar fazendo a diferença nesse confronto. Além disso, dificilmente Rogerinho vai repetir uma atuação tão inconstante como essa do primeiro jogo.

Sylvio Bastos é comentarista do Fox Sports desde 2012 e técnico de tênis há 33 anos. Está em Uberlândia e, a convite de Alexandre Cossenza, escreve sobre o duelo entre Brasil e Bélgica, válido pela Copa Davis.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.