Topo

Saque e Voleio

Djokovic volta a sofrer com o calor, mas domina português e espera Federer nas quartas

Alexandre Cossenza

03/09/2018 16h44

Quando Novak Djokovic entrou no Estádio Arthur Ashe nesta segunda-feira, o termômetro mostrava 32 graus Celsius, e a umidade era de 56%. Condições não muito diferentes das de sua primeira rodada neste US Open. Naquele dia, o sérvio passou mal, quase vomitou em quadra e esteve em maus bocados. Nesta segunda-feira, o atual #6 do mundo voltou a sofrer com o clima e precisou ser avaliado por um médico no terceiro set. O problema físico, contudo, não impediu que Nole fizesse 6/3, 6/4 e 6/3 sobre o português João Sousa. Ele agora aguarda por um provável confronto com Roger Federer nas quartas de final do torneio nova-iorquino.

Primeiro tenista de seu país a alcançar as oitavas de final de um slam, Sousa, ex-top 30 e atual #68 do ranking, tentou praticar um tênis agressivo, sem deixar o favorito jogá-lo de um lado para o outro da quadra. Sem um golpe capaz de incomodar consistentemente o sérvio, o português foi quebrado logo no terceiro game da partida. Djokovic, sempre sólido, administrou a vantagem e ainda conseguiu mais uma quebra para fazer 6/3.

Campeão do US Open em 2011 e 2015, o sérvio jogou seu primeiro game realmente ruim no início do segundo set, quando errou um smash e perdeu o saque com uma dupla falta. Em momento algum, porém, Djokovic entrou em pânico. Foi preciso no game seguinte para devolver a quebra e soube esperar sua chance para fazer a diferença. Ela apareceu no décimo game, quando Sousa errou uma direita agressiva e cedeu o set por 6/4.

Quando o terceiro set começou, o favorito pediu a presença de um médico na quadra. Djokovic foi levado para o vestiário para uma avaliação e voltou sem demora. Seu tênis continuou sólido, sem dar muitas chances a Sousa. Quando precisou, o sérvio fez a diferença. Com o português sacando em 3/4, Nole encaixou três paralelas de esquerda seguidas – todas vencedoras – e chegou à quebra com uma ótima subida à rede. Depois disso, só precisou confirmar o saque e fechar a conta.

Suíço na mira

Classificado para as quartas, Djokovic agora aguarda para conhecer seu adversário, que sairá da partida entre Roger Federer e o australiano John Millman. Caso o suíço confirme seu favoritismo, ele e o sérvio duelarão pela 47ª vez no circuito. Até agora, Djokovic vence por 24 a 22 em confrontos diretos. Em slams, a vantagem do sérvio é de 9 a 6. Contando apenas o US Open, o placar é de 3 a 3, com Nole vencendo os três últimos. A vitória ais recente de Federer em Nova York aconteceu na semifinal de 2009.

Coisa que eu acho que acho:

– Djokovic continua muito, muito sólido. Ainda que Sousa não seja o melhor dos parâmetros, o sérvio fez apenas um game ruim em toda a partida. Gerenciou a liderança no primeiro set, recuperou-se rápido quando precisou na segunda parcial, e soltou os backhands na paralela antes que o terceiro set entrasse em uma zona mais delicada. E isso tudo no calorão, né? Ótimo sinal para quem vai precisar estar 100% no próximo jogo.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.