Topo

Saque e Voleio

Nadal deixa set escapar, mas vence bem e vai repetir final de Roland Garros nas quartas do US Open

Alexandre Cossenza

02/09/2018 14h51

A insegurança da suada vitória na terceira rodada do US Open não deu as caras neste domingo, no Estádio Arthur Ashe. Rafael Nadal, tricampeão do US Open e atual número 1 do mundo, voltou a mostrar um tênis sólido e, mesmo deixando um set escapar para o georgiano Nikoloz Basilashvili, #37 do mundo, venceu sem sustos por 6/3, 6/3, 6/7(6) e 6/4 para avançar às quartas de final do torneio nova-iorquino.

O espanhol nem precisou de uma atuação espetacular para controlar o jogo. Basilashvili passou a maior parte do tempo distribuindo pancadas do fundo de quadra, adotando uma estratégia kamikaze para empurrar o favorito para trás e anotar winners. O plano de jogo do georgiano se mostrou arriscado demais, e o azarão acabou somando mais erros não forçados (59) do que winners (56).

Nadal, sólido, confortável e um tanto conservador, aceitou o jogo de fundo de quadra durante a maior parte do tempo. Foi assim que venceu o primeiro set – com uma quebra de saque no oitavo game – e aproveitou o embalo para quebrar o oponente já no primeiro game da segunda parcial. Mesmo sem um grande aproveitamento de primeiro serviço (menos de 60% até a metade do segundo set), o #1 foi pouco ameaçado. Precisou salvar três break points no quarto game, mas manteve a vantagem até conseguir outra quebra e fazer 6/3.

O único vacilo do atual campeão veio no começo do terceiro set, quando finalmente teve seu serviço quebrado. Nadal até devolveu a quebra no game seguinte, mas Basilashvili não se abalou e seguiu confirmando o serviço até forçar um tie-break. No game de desempate, com o placar em 6/6, Nadal errou uma paralela de forehand e viu o rival confirmar o saque com uma subida à rede para vencer a parcial.

O azarão começou a cogitar uma virada espetacular, mas dependia de seu plano de jogo kamikaze, correndo risco em quase todas as trocas de bola. Foi o bastante para conseguir assustar o número 1 com uma quebra no sexto game, do quarto set, igualando o placar em 3/3. Foi, porém, o motivo dos seguidos erros no game seguinte. Nadal aproveitou, quebrou outra vez – agora com um forehand na paralela – e abriu 4/3. Três games depois, confirmou o serviço e fechou a conta.

Final de RG 'substitui' decisão do US Open/2017

Quando a chave masculina do US Open foi sorteada, havia a expectativa de uma reedição da final do ano passado, já que Rafael Nadal e Kevin Anderson poderiam se encontrar nas quartas de final. O espanhol chegou lá, mas o sul-africano foi eliminado, neste domingo, por Dominic Thiem, #9 do mundo. Por 7/5, 6/2 e 7/6(2), o austríaco abateu Anderson e vai encontrar Nadal pela primeira vez desde a final de Roland Garros. No saibro parisiense, no jogo que valia o troféu, o #1 do mundo venceu por 6/4, 6/3 e 6/2.

Thiem, vale lembrar, é responsável por uma das duas derrotas sofridas por Nadal desde fevereiro. Foi ele que eliminou o espanhol do Masters de Madri, fazendo 7/5 e 6/3 nas quartas de final. Depois daquele jogo, o atual #1 só perdeu para Novak Djokovic nas semifinais de Wimbledon e chegará para as quartas em Nova York levando nove vitórias consecutivas. Nadal e Thiem já se enfrentaram dez vezes, com sete vitórias do espanhol, mas o duelo no US Open será o primeiro fora do saibro.

Coisa que eu acho que acho:

– Thiem é sempre um adversário perigoso para Nadal. Tem um bom saque, um bom backhand e se defende muito bem. Com a experiência dos dez encontros anteriores, o austríaco sabe bem o que precisa fazer para bater o favorito. Isso não quer dizer que será fácil. Conhecer o caminho das pedras é só uma parte dessa equação. Executar o necessário é que não é tão fácil assim.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.