Topo

Saque e Voleio

Sem dó da irmã, Serena Williams atropela em 30º duelo com Venus

Alexandre Cossenza

31/08/2018 22h14

Quando Serena e Venus Williams se encontram numa quadra de tênis, as partidas nem sempre são espetaculares. O público nem sempre escolhe um lado, e a intimidade entre as adversárias cria um clima meio morno. Só que Serena e Venus na mesma quadra são uma chance de o mundo apreciar como duas irmãs brilharam tão forte e por tanto tempo numa modalidade.

O duelo desta sexta, além de tudo, era mais do que especial. Foi o 30º capítulo da rivalidade, foi o primeiro encontro em um slam depois do 20º aniversário de sua primeira batalha, e aconteceu no Estádio Arthur Ashe, o maior do planeta, em Nova York, no US Open, com o mundo inteiro olhando. E Serena entrou em quadra com um tênis à altura da ocasião. Fez 6/1 e 6/2 em 1h12min e avançou às oitavas de final do torneio nova-iorquino.

De susto, só a torção no tornozelo que Serena sofreu logo no segundo game da partida. A atual #26 do ranking, porém, recebeu atendimento médico e, logo no game seguinte, quebrou o saque da irmã pela primeira vez no jogo. Era uma prévia do que aconteceria pelo resto da – curta – noite. Serena seguiu machucando o serviço de Venus com devoluções violentas e vencedoras.

Venus, 16ª do ranking mundial, só voltou a vencer um game quando perdia por 6/1 e 2/0. Já era tarde para uma reação. Serena, firme no saque e no fundo de quadra, não aliviou para a irmã. Somou outra quebra para abrir 4/1 e não olhou para trás, conquistando sua 18ª vitória em 30 duelos com Venus.

Com o triunfo, a tenista de 36 anos e campeã de 23 slams em simples aproveita uma chave que ficou esburacada por um par de grandes zebras. Simona Halep, número 1 do mundo, era aguardada nas oitavas, mas não passou da estreia. Em vez da romena, Serena vai encarar a a estoniana Kaia Kanepi, #44. Além disso, a favorita para alcançar as quartas de final era a espanhola Garbiñe Muguruza, ex-número 1, que tombou na segunda rodada. Se vencer na próxima fase, a americana vai encarar quem avançar do grupo que tem Karolina Muchova, Ashleigh Barty, Karolina Pliskova e Sofia Kenin.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.