Topo

Saque e Voleio

Com mais erros do que winners, Federer jogou para o gasto e, ainda assim, venceu com folga

Alexandre Cossenza

30/08/2018 17h34

De novo, assim como na estreia, não foi uma atuação brilhante. Em uma partida atípica, Roger Federer de um belo exemplo de sua superioridade sobre a maioria do circuito. O atual número 2 do mundo acumulou mais erros não forçados (39) do que bolas vencedoras (27) e, mesmo assim, bateu com folga um errático francês Benoit Paire, 29 anos, #56 do mundo, por 7/5, 6/4 e 6/4. O resultado deu ao suíço um lugar na terceira rodada do US Open, último slam da temporada.

O francês, candidato a azarão, até esteve a dois pontos de vencer o primeiro set, quando Federer sacou em 4/5 e 30/30, mas se um suíço teve um grande mérito nesta quinta-feira, este foi sua capacidade de elevar o nível nos poucos momentos delicados do jogo. Ali, confirmou seu saque e aproveitou o embalo para quebrar o rival na sequência e fechar o set.

Paire ofereceu menos resistência na segunda parcial. Irritadiço, atirou a raquete no chão várias vezes (em uma delas, a raquete voltou em seu rosto – castigo merecido!). Ainda assim, Federer teve seu saque ameaçado mais uma vez e precisou salvar um break point no sexto game para manter a vantagem.

No terceiro set, Federer teve ainda menos trabalho. Ganhou uma quebra no terceiro game após vários erros do já desanimado Paire – e uma dupla falta no break point -, outra no quinto, e só precisou fazer o básico para manter a liderança e chegar à vitória. Mesmo assim, foi quebrado no sexto game depois de fazer duas duplas faltas.

Classificado para a terceira rodada do US Open, Federer agora vai enfrentar o perigoso e imprevisível Nick Kyrgios, contra quem tem um histórico de partidas equilibradas. Os dois se enfrentaram três vezes, disputaram nove sets, e oito deles terminaram em tie-breaks. Federer venceu duas partidas (Miami/17 e Stuttgart/18), e Kyrgios levou a melhor em uma (Madri/15).

Nesta quinta, Kyrgios avançou em uma partida que ficou marcada pela polêmica conversa que teve com o árbitro sueco Mohamed Lahyani quando perdia por 6/4 e 3/0 para o francês Pierre Hugues-Herbert. Vendo o australiano mostrar pouco esforço e receber vaias do público, o juiz desceu da cadeira e conversou com ele. Após o papo, o jogo mudou, Kyrgios virou o jogo e derrotou Herbert em quatro sets.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.