Topo

Saque e Voleio

Cornet levou advertência porque tirou a blusa no meio da quadra

Alexandre Cossenza

28/08/2018 20h51

Eis um caso de regulamento que trata homens e mulheres de formas extremamente diferentes numa mesma modalidade. Aconteceu no intervalo entre o segundo e o terceiro sets da partida entre Alizé Cornet e Johanna Larsson, nesta terça-feira, na primeira rodada do US Open. No intervalo (uma pausa de dez minutos por causa da política de calor extremo do torneio), a francesa trocou de blusa e, ao caminhar para o fundo de quadra, percebeu que tinha vestido a peça nova ao contrário.

Para não atrasar a partida, levantou a blusa ali mesmo, trocou o lado e vestiu de novo. O árbitro, então, aplicou uma advertência, cumprindo a regra que diz que não é permitido trocar a blusa dentro de quadra. No caso das mulheres, aliás, não é permitido trocar a blusa nem nas viradas de lado, quando as tenistas estão em suas respectivas cadeiras. É preciso sair da quadra e ir até um lugar fechado para mudar a roupa.

Ao ver o que aconteceu, a mãe de Andy Murray reclamou da regra. "Alizé Cornet voltou para a quadra após um intervalo de dez minutos por causa do calor. Estava com a blusa nova ao contrário. Mudou no fundo de quadra. Recebeu uma advertência por violação de código. Conduta antiesportiva. Mas os homens podem mudar de camisa em quadra", queixou-se no Twitter.

De fato, a regra trata diferentemente homens e mulheres. Homens podem ficar sem camisa nas viradas de lado. Mulheres não podem ficar nem apenas com o top esportivo – nem no fundo de quadra nem nas viradas de lado.

Além da advertência, Cornet perdeu o jogo por 4/6, 6/3 e 6/2 e pode ainda levar uma multa pelo gesto. A decisão quanto a essa aplicação fica a cargo do árbitro geral, e não do árbitro de cadeira, que só faz aplicar a regra – justa ou não.

Atualização em 29 de agosto:

A WTA, responsável pelo circuito feminino, enviou, por email, um aviso informando que a regra que puniu Cornet não é uma regra do circuito feminino, mas que foi uma aplicação da USTA, a federação americana, que organiza o US Open, e que aplica as regras utilizadas nos grand slams. A WTA disse ainda que não possui regra contra mudança de roupa em quadra.

A USTA, por sua vez, divulgou um comunicado dizendo que todos tenistas (homens e mulheres) podem trocar de roupa enquanto estiverem sentados em suas cadeiras. O torneio lamentou a punição a Cornet e conversou com os árbitros para que não aconteça novamente.

Apurei também que, no último encontro de árbitros, houve uma recomendação para que mulheres pudessem trocar suas roupas em quadra do mesmo jeito que os homens, ou seja, podem mudar de traje sentados nas cadeiras, mas não de pé, no meio da quadra.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.