Topo

Saque e Voleio

Federer de Uniqlo, Serena de volta à grama: primeiras impressões bem diferentes

Alexandre Cossenza

02/07/2018 15h34

Se Wimbledon começa com Roger Federer e Serena Williams em quadra, nada melhor do que fazer o primeiro post sobre o torneio focando no suíço e na americana. Ambos venceram, mas deixaram primeiras impressões bem diferentes nesta segunda-feira. A rodada foi mais ou menos assim:

Federer e Uniqlo

Cabeça de chave 1, Federer teve a honra de manter a tradição e, como campeão, fez o primeiro jogo da Quadra Central. Já entrou em quadra chocando o público, vestindo Uniqlo pela primeira vez e deixando a tradicional logo "RF" com a Nike – por enquanto. Com a bola em jogo, passou fácil por Dusan Lajovic: 6/1, 6/3 e 6/4. Foi um teste fraco para o suíço, que não precisou fazer muito além do (seu) básico contra um rival que, em vários momentos, se mostrou desambientado ao jogo na grama.

No pós-jogo, o principal assunto foi mesmo a troca do fornecedor de material esportivo. Federer disse que a marca "RF", em algum momento do futuro, será dele e que existem negociações em andamento sobre isso. "Em um curto período de tempo, virão para mim", declarou. O suíço, que usou um par de tênis da Nike na partida, explicou que não tem um contrato para calçados.

Segundo a ESPN noticiou, também nesta segunda, o contrato de Federer com a Uniqlo é superior a US$ 300 milhões por dez anos e prevê que o suíço continue recebendo o valor integral mesmo se parar de jogar. Além disso, o negócio é incrivelmente lucrativo porque, como escrevi aqui no blog mês passado, Federer está livre para negociar patrocínio também nas mangas da camisa. Além, é claro, de um contrato de calçados, que deve ser assinado cedo ou tarde. Dá para imaginar o suíço ganhando uns US$ 20 milhões por ano só com esses contratos todos.

A chave ainda mais fácil

Como se não bastasse um sorteio bastante interessante para as pretensões de Federer em Wimbledon, a rodada desta segunda segunda teve a derrota de Borna Coric, que caiu em três sets diante do russo Daniil Medvedev: 7/6(6), 6/2 e 6/2. Não que o croata fosse candidatíssimo a ir longe no torneio, mas foi o único a derrotar Federer na temporada de grama. Ele reencontraria o suíço nas oitavas em Wimbledon.

Agora, o suíço terá pela frente Lukas Lacko ou Benjamin Bonzi na segunda rodada e Ivo Karlovic ou Jan-Lennard Struff na terceira. O cabeça de chave favorito a chegar nas oitavas agora é Adrian Mannarino. Alguém aí imagina Federer tendo problemas contra algum desses nomes? Nem eu.

Serena só no básico

Foi a 15ª vitória seguida de Serena Williams em Wimbledon, mas também foi seu primeiro jogo na grama em quase dois anos. Era de se esperar que a ex-número 1 sentisse certa dificuldade em sua estreia no slam britânico, e isso ficou claro no triunfo por 7/5 e 6/3 sobre Arantxa Rus, que chegou a ter uma quebra de vantagem na segunda parcial.

Movimentar-se na grama não é simples. Se você não joga no piso há dois anos, pior ainda. Por isso, Serena fez uma partida de adaptação. Arriscou menos do que o normal, jogou com mais top spin (mais margem de segurança) e precisou defender mais do que gostaria. Terminou a apresentação com 23 winners e 29 erros não forçados. Ainda assim, venceu sem passar grandes dificuldades. Vale aguardar para ver o quanto ela vai evoluir durante o torneio.

E o que mais?

Não foi uma rodada espetacular nem cheia de zebras. A maioria dos favoritos venceu. Entre os homens, os "sacadores" avançaram sem drama: Raonic, Isner, Karlovic e Anderson. Marin Cilic, favorito para fazer uma semi com Federer, também passou à segunda rodada. Gilles Muller, quadrifinalista ano passado, escapou da derrota e bateu o jovem Michael Mmoh, de 20 anos, em cinco sets. Nos jogos mais legais (para mim, pelo menos), Gael Monfils bateu Richard Gasquet por 7/6(6), 7/5 e 6/4, enquanto Stan Wawrinka derrotou Grigor Dimitrov por 1/6, 7/6(3), 7/6(5) e 6/4. Para quem jogou tão pouco em 2018 (e ganhou menos ainda!), é um resultado enorme do suíço.

Na chave feminina, Karolina Pliskova sofreu, mas derrotou a inglesa Harriet Dart. Azarenka também avançou e será a próxima oponente de Pliskova. Será o terceiro jogo entre elas em menos de quatro meses. Vika levou a melhor em Miami, e a tcheca venceu em Madri. Outro jogão de segunda rodada será entre Caroline Wozniacki e Ekaterina Makarova, já que ambas venceram hoje. O retrospecto é muito favorável à dinamarquesa, mas a russa levou a melhor no US Open do ano passado.

Coisas que eu acho que acho:

– Que tal o vídeo do tweet acima? Federer vê a menina segurando um cartaz com a frase "Posso ter sua bandana, por favor?", abre a bolsa, procura uma bandana e a entrega à fã. Fofo, não?

– Sobre Serena e seu peso, vale ler reportagem do New York Times publicada ontem. Ela fala que jogou em Miami e Indian Wells com mais de 93 quilos e que parou de amamentar para perder peso. O texto conta como foi essa decisão, influenciada pelo técnico Patrick Mouratoglou.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.