Topo

Saque e Voleio

Federer mostra compreensível ferrugem no retorno

Alexandre Cossenza

13/06/2018 13h28

Foram quase três meses sem jogar, e a ferrugem estava nítida quando Roger Federer entrou em quadra nesta quarta-feira, em sua estreia no ATP 250 de Stuttgart. Ainda assim, saiu com uma vitória por 3/6, 6/4 e 6/2 sobre um adversário "chato" como o alemão Mischa Zverev, #54 do mundo.

Ninguém deveria esperar um show do suíço. Os três meses de inatividade desde o Masters de Miami são mais tempo do que o intervalo de fim de ano entre o ATP Finals e os primeiros torneios da temporada seguinte. Além disso, seria a estreia a grama. Sim, é um piso ótimo para Federer, mas péssimo para quem não compete há algum tempo.

Outro obstáculo do dia era Zverev, um adepto do saque-e-voleio e de pontos curtos. Logo, Federer não teria – e não teve – muito tempo para adquirir o ritmo de jogo ideal. Isso ficou claro no primeiro set, quando o favorito perdeu break points e, num péssimo game de serviço, viu a parcial ir embora.

Aos poucos, porém, o panorama foi mudando. Federer pegou o tempo da devolução de saque, reduziu seus erros do fundo e exigiu mais de Mischa. O alemão sentiu a diferença e acabou sucumbindo em um segundo set apertado e uma terceira parcial não tão parelha assim.

Resumindo? Não foi o retorno dos sonhos de ninguém, mas foi ótimo no balanço geral. Federer venceu um jogo complicado, ganhou mais tempo para continuar recuperando seu ritmo, e a tendência é só evoluir até Wimbledon, que é o grande objetivo. Corre tudo dentro do planejado por enquanto.

Coisas que eu acho que acho:

– Com o triunfo de hoje, Federer agora soma 13 vitórias seguidas na grama. Se conseguir mais duas e alcançar a final em Stuttgart, retomará a liderança do ranking mundial.

– Falando em liderança, Rafael Nadal anunciou que não disputará o ATP 500 de Queens, na próxima semana. O espanhol não alegou uma lesão específica. Disse apenas que conversou com seus médicos e que "preciso ouvir o que meu corpo está me dizendo."

– Volto a escrever amanhã sobre imbróglio Federer-Nike-Uniqlo.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.