Topo

Saque e Voleio

Enfim, o dia chegou: Halep vira jogo contra Stephens, conquista Roland Garros e vence seu primeiro slam

Alexandre Cossenza

09/06/2018 12h09

Por pouco mais de 50 minutos, a história parecia rumar para um roteiro repetido. Derrotada nas três finais de slam que havia disputado na vida, a número 1 do mundo, Simona Halep, viu a adversária de hoje, Sloane Stephens, fazer um começo de jogo arrasador. Contudo, perdendo por um set e uma quebra de saque, Halep aproveitou o primeiro momento instável da rival para iniciar uma reação furiosa. Uma virada brilhante que terminou num triunfo por 3/6, 6/4 e 6/1 e o título de Roland Garros.

Nas três tentativas anteriores, a romena de 26 anos saiu derrotada nas finais de Roland Garros em 2014 (para Maria Sharapova) e 2017 (Jelena Ostapenko) e do Australian Open deste ano (Caroline Wozniacki). Stephens, de 25 anos, jogou sua segunda decisão em um evento deste porte. Ela é atual campeã do US Open e número 10 do mundo.

O título de Roland Garros veio do jeito que melhor representa Halep: na base da consistência, superando uma rival que brilhou muito forte, mas por menos tempo. Neste sábado (9), a romena não foi a tenista que bateu mais forte na bola, mas foi a mais sólida. Não se desesperou quando a maré parecia contra. Remou, esperou a onda certa e surfou junto com uma torcida animadíssima até completar o terceiro set. Uma linda conquista – e com a sua cara.

O jogo

Halep, líder do ranking e favorita das casas de apostas ao título, entrou em quadra mais agressiva, tentando deslocar a adversária. Stephens, contudo, não se mostrou incomodada com o peso da bola da rival. A americana aceitou vários ralis, esperando o melhor momento de atacar – ou contra-atacar. Halep acabou errando mais e sofrendo com a força de Stephens, que errava muito pouco. A americana aproveitou a única quebra de saque do set e manteve a vantagem até fechar a parcial em 6/3.

O segundo set começou igual, com Stephens abrindo 2/0, mas o jogo mudaria radicalmente depois disso. Halep aproveitou-se do primeiro momento de instabilidade da adversária para começar uma reação furiosa, vencendo quatro games seguidos e abrindo 4/2. A número 1, porém, colocou tudo a perder quando cometeu três erros no sétimo game, praticamente entregando seu serviço. Stephens aproveitou e igualou tudo em 4/4 poucos minutos depois, mas também vacilou num momento crucial. Sacando em 4/5, cometeu dois erros não forçados, perdeu o saque e o set: 6/4.

Quando a parcial decisiva começou, Halep era a senhora do jogo. Agredia mais e errava menos. Stephens já não mostrava nem a mobilidade nem a consistência do primeiro set. Em poucos minutos, a número 1 abriu 3/0. O primeiro título de slam se aproximava rapidamente. A americana não desistiu. Lutou o quanto pôde, mas até nos pontos longos, Halep levava a melhor. desta vez, ninguém tiraria seu slam.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.