Topo

Saque e Voleio

Nadal vai às quartas sem drama na 900ª vitória da carreira

Alexandre Cossenza

04/06/2018 10h40

Rafael Nadal não precisou ser espetacular nesta segunda-feira para alcançar as quartas de final de Roland Garros. Longe disso. O espanhol até começou o jogo contra o alemão Maximilian Marterer, número 70 do mundo, perdendo o saque no primeiro game. No entanto, a superioridade do atual líder do ranking foi ficando visível a cada minuto que passava, e Nadal terminou o encontro com uma vitória confortável por 6/3, 6/2 e 7/6(4). Foi sua 900ª vitória na carreira jogos de nível ATP.

Marterer, que alcançou as oitavas após superar Ryan Harrison, Denis Shapovalov e Jurgen Zopp, é um competente canhoto de 22 anos, dono de um forehand com bastante spin – uma versão "de entrada" do golpe equivalente de Rafael Nadal. O alemão tentou usar ângulos e spin, mas sua cruzada ia ao encontro do melhor golpe de Nadal, que também se defende melhor, erra menos, tem um backhand mais sólido… vocês sabem como é.

Marterer, contudo, não entregou os pontos nem depois de perder os dois primeiros sets. Sua melhor chance veio no terceiro, quando, após um erro bobo de Nadal, conseguiu uma quebra de saque e abriu 3/1 na parcial. A emoção, no entanto, durou pouco. Mesmo sem jogar seu melhor tênis, o favorito devolveu a quebra imediatamente e, pouco depois, já igualava o placar em 3/3. O azarão equilibrou as ações até o tie-break, mas não conseguiu esticar a partida além disso.

Campeão 10 vezes em Roland Garros , o tenista espanhol segue somando números impressionantes. Hoje, um dia depois de completar 32 anos de idade e ganhar um esquisito bolo com azeitonas (vide tweet abaixo), conquistou sua vitória de número 900 na carreira (em jogos de nível ATP).

Outro número relevante é que Nadal agora soma 37 sets completos vencidos de forma consecutiva em Roland Garros. Seu último set perdido veio em 2015, na derrota para Novak Djokovic. Em 2016, Nadal venceu dois jogos e abandonou por causa de uma lesão no punho. No ano passado, foi campeão sem perder uma parcial sequer.

O próximo adversário do número 1 do mundo em Paris será o argentino Diego Schwartzman, número 12 do mundo, que anotou uma impressionante vitória de virada sobre o sul-africano Kevin Anderson: 1/6, 2/6, 7/5, 7/6(0) e 6/2. Número 7 do mundo, Anderson teve a partida sob controle até o fim do terceiro set. Ele chegou a sacar para o jogo em 5/4, mas cometeu quatro erros não forçados e perdeu a parcial. No quarto set, a história se repetiu: Anderson sacou em 5/4, perdeu o game de serviço e acabou sendo superado no tie-break. No quinto set, com o peso das chances perdidas nas costas, o sul-africano não ofereceu mais tanta resistência. Schwartzman, embalado pela recuperação e com uma animada torcida argentina na Quadra Suzanne Lenglen, completou a virada.

Coisas que eu acho que acho:

– Outro número interessante, cortesia da ITF: a vitória de hoje foi a de número 234 para Nadal em slams. Ele agora está isolado como o terceiro maior vencedor de partidas em torneios deste nível na história do esporte, deixando Jimmy Connors para trás. Roger Federer lidera a lista, com 332 triunfos. Novak Djokovic é o segundo, com 244.

– É inegável que a chave ajudou Nadal até agora. Não só porque Zverev, Thiem e Djokovic caíram na outra metade, mas porque o espanhol não teve de enfrentar nenhum adversário com armas para incomodá-lo consistentemente. Diego Schwartzman certamente será um oponente mais sólido do que os que o número 1 já enfrentou neste torneio, mas não tem nenhum golpe dominante. O argentino precisará de uma tarde soberba para destronar o decacampeão.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.