Topo

Saque e Voleio

Igor Marcondes é flagrado em antidoping com mesma substância de Bellucci

Alexandre Cossenza

01/06/2018 15h19

A Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) comunicou hoje que o brasileiro Igor Marcondes, de 20 anos e atual número 772 no ranking mundial, está suspenso provisoriamente após ter sido flagrado em um exame antidoping realizado no dia 8 de março, durante um torneio da série Future na cidade de Loulé, em Portugal.

A substância encontrada pelo laboratório de Montreal foi a hidroclorotiazida, que faz parte da seção de diuréticos e agentes mascarantes na lista da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês). A hidroclorotiazida também foi a substância responsável pelo doping de Thomaz Bellucci, que foi suspenso por cinco meses.

A suspensão provisória – e voluntária – de Marcondes começa a contar do dia 21 de maio de 2018, e o período será creditado da punição definitiva se, ao fim do julgamento, Marcondes for punido definitivamente.

Entrei em contato com Marcondes, que preferiu não falar sobre a questão. Em vez disso, mandou uma declaração pronta por meio de sua assessoria de imprensa, dizendo que recebeu o comunicado da ITF no dia dia 21 de maio. "Tão logo recebi a notificação da ITF, parei de tomar o suplemento que havia adquirido pela farmácia manipuladora, com prescrição médica, e me dispus a colaborar com as investigações da ITF e voluntariamente a parar de jogar até que as mesmas sejam concluídas."

Outra frase de Marcondes no comunicado diz que "certamente, foi uma contaminação cruzada da farmácia manipuladora e no momento já enviamos minha defesa em conjunto com meu advogado para tão logo resolver esse caso para que eu possa voltar a jogar o quanto antes." Fica claro que o tenista de Caraguatatuba vai usar a mesma defesa de Bellucci.

O release também traz uma frase de Bruno Vasconcellos, advogado responsável pela defesa de Marcondes. Ele diz que Marcondes "apresentou defesa no ultimo dia 29 de maio, negando o uso de substância proibida. A defesa se baseia substancialmente no fato de que o exame da ITF encontrou apenas 20 nano partículas de hidroclorotiazida, quantidade esta indicativa de contaminação cruzada por ser demasiada baixa."

Ainda segundo o comunicado, Marcondes enviou no dia 29 de maio as cápsulas para análise em laboratório indicado pela ITF.

O caso Bellucci

Thomaz Bellucci foi flagrado no ATP de Bastad, em julho do ano passado, e condenado a cinco meses de suspensão. A defesa apresentada pelo paulista alegou contaminação cruzada em um multivitamínico. A equipe do brasileiro enviou frascos do produto (alguns abertos, segundo o relatório da ITF, e um lacrado, segundo a assessoria do tenista) para análise em um laboratório nos EUA e até mesmo ao laboratório de Montreal, Canadá, credenciado pela Wada. Segundo a assessoria de imprensa do tenista, ambos comprovaram a contaminação em diversos frascos.

Bellucci também se submeteu a exames de urina e cabelo fora do Brasil para provar que não usou nenhuma substância proibida para melhora de performance ou drogas sociais. Os resultados foram negativos, e a entidade aceitou a alegação de que o consumo foi não intencional e não houve melhora de performance. Por isso, a punição branda de apenas cinco meses fora do circuito.

Coisas que eu acho que acho:

– É uma pena que Marcondes não tenha topado falar sobre o assunto. Num caso de doping, esconder-se atrás de assessores de imprensa e advogados não ajuda a imagem de ninguém. Afinal, se ele se considera inocente, o que o impede de falar abertamente sobre o assunto? Ou será que ele não tem resposta para as perguntas que podem ser feitas?

– Em uma entrevista recente, Marcondes me disse que admirava muito Thomaz Bellucci. Pois seu ídolo, diante da mesma situação, convocou coletiva e deu a cara a bater. Contou sua história aos jornalistas e respondeu, uma a uma, as perguntas que lhe foram feitas.

– Eu sempre escrevo (ou aqui ou no Twitter): profissionalismo é mais do que entrar numa quadra e jogar tênis por prêmio em dinheiro. É tratar o esporte como profissão, seja atendendo fãs, dando entrevistas ou cuidando da alimentação. Ser esportista profissional, acima de tudo, é saber que sua atividade é pública e gera interesse público. Quem chega ao circuito – ITF ou ATP – sem consciência disso precisa ser mais bem orientado.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.