Topo

Saque e Voleio

Federer: oito minutos de talento e um backhand de duas mãos

Alexandre Cossenza

09/03/2018 16h33

De volta à liderança do ranking mundial, Roger Federer fará sua estreia em Indian Wells este sábado, contra o argentino Federico Delbonis. Antes de entrar em quadra, o suíço deu sua normalmente grande dose de entrevistas e, claro, treinou. Um bate-bola em especial chamou a atenção de muita gente. Foi este, do vídeo abaixo, com o tcheco Tomas Berdych. Nele, Federer até executa um backhand de duas mãos. Veja na marca de 2'40".

São oito minutos com a câmera parada atrás do suíço, mas são oito minutos interessantíssimos se você gosta de tênis e de uma técnica apurada. É possível ver e analisar com calma forehand, backhands e slices de Federer. Todos executados com a típica leveza do suíço – movimentos soltos e eficientes.

Quem acompanhar alguns minutos vai reparar a diferença nas terminações dos golpes e o que isso significa em termos de spin e altura de bola. Para quem gosta do assunto, é hipnotizante. Mesmo para quem não é tão fã assim, é interessante até pelo backhand de duas mãos. Vale dar uma conferida.

Saibro em 2018?

Um tema recorrente para Federer este ano é sua participação em Roland Garros e outros torneios no saibro. O suíço, que historicamente tem sucesso no piso, não joga no slam francês desde 2015, e seu último torneio na terra batida foi o Masters de Roma de 2016. Será que será diferente em 2018? Federer segue fazendo mistério, dizendo apenas que será um sonho vencer mais uma vez em Roland Garros.

Ano passado, o plano de não se desgastar no saibro deu certo. Federer conquistou o ATP 500 de Halle e, logo depois, Wimbledon, sem perder sets. Será que ele vai arriscar desta vez? A decisão sairá só depois do de Miami.

Sobre o autor

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais.
Contato: ac@cossenza.org

Sobre o blog

Se é sobre tênis, aparece aqui. Entrevistas, análises, curiosidades, crônicas e críticas. Às vezes fiscal, às vezes corneta, dependendo do dia, do assunto e de quem lê. Sempre crítico e autêntico, doa a quem doer.